As pessoas da terceira idade podem praticar exercícios comuns no cotidiano, como caminhar, levantar e sentar, se vestir e calçar.
A FUNCIONALIDADE DO IDOSO deve ser treinada com exercícios adaptados com foco no cotidiano, ou seja: caminhar, levantar e sentar-se, se vestir e se calçar, que resulta em reduzir os riscos de acidentes em casa (quedas, traumas contusos em móveis…) ou em deslocamento na rua. Isso dá mais confiança e a autonomia do idoso melhorando a vida dele e de seus familiares.
Planejado para combater a perda de massa muscular e óssea, melhora a circulação sanguínea, as capacidades respiratória e cardíaca, auxiliar no tratamento de doenças crônicas metabólicas (diabetes), neurológicas como Parkinson e cardiovasculares (hipertensão insuficiência cardíaca) consegue promover melhoras físicas e metabólicas. É importante ferramenta para a melhora das capacidades cognitivas e do convívio familiar e grupos sociais.
Seria interessante que nossos gestores públicos tivessem essa sensibilidade, zelo com esse público tão especial, proporcionando uma melhor qualidade de vida e saúde.
Sendo importante destacar que pra isso não precisa de grandes investimentos, como por exemplo, incentivar programas de atividade física em massa como a Capoterapia.

DEMÓSTENES RIBEIRO é professor de Educação Física formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com pós-graduação em Gerontologia (UFPI), pós-graduação em Treinamento Desportivo e Fisiologia pela Faculdade Gama Filho (RJ), pós-graduação em Aspectos da Medicina Esportiva pela Unopar (PR). Com mais de 33 anos de experiência, Demóstenes é um dos profissionais com mais experiência na área.




