Ele foi escolhido para comandar a Universidade Federal do Piauí pelos próximos quatro anos. O professor vai substituir Arimateia Dantas.

Segundo na lista tríplice enviada ao Ministério da Educação (MEC) e o terceiro na votação da comunidade acadêmica, o professor Gildásio Guedes Fernandes é o novo reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A nomeação dele pelo presidente Jair Bolsonaro saiu ontem e foi publicada na edição de hoje (19) do Diário Oficial da União.
A posse está prevista para esta sexta-feira (20), quando inicia o mandato de quatro anos do novo gestor. Ele vai substituir Arimateia Dantas, que dirigiu a instituição nos últimos oito anos. O professor Viriato Campelo assumirá como vice-reitor.
Consulta pública e lista tríplice
Na consulta à comunidade acadêmica, Gildásio Guedes teve 4.987 votos (4.499 estudantes, 219 professores e 269 técnico-administrativos). A votação foi no dia 12 de agosto, pelo sistema remoto, por causa da pandemia.
Como teve a menor votação entre os docentes (peso de 70% na eleição) ficou em terceiro no resultado final. Servidores e estudantes também votam, mas com menor poder de decisão (15% cada).
Já na lista tríplice formada pelo Conselho Universitário da UFPI, ele ficou em segundo, com 11 votos. O pró-reitor de Planejamento, André Macedo (22), encabeçou a relação, com a então vice-reitora Nadir Nogueira (6), na terceira posição.
O novo reitor vai assumir a universidade com um grande desafio: a retomada das aulas presenciais, que estão suspensas desde março passado por causa da pandemia do novo coronavírus.
Perfil
Gildásio Guedes é formado em Matemática pela UFPI (1978) e tem mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade de Campinas (Unicamp) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com ênfase em Tecnologias Digitais.




