A Prefeitura de Teresina, por meio da Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater) e da Secretaria Municipal de Educação (Semec), lançou na tarde desta quarta-feira (3) o Certificado Escolar Digital (CED). Teresina é a primeira capital do Nordeste e a única cidade do Piauí a oferecer esse serviço online, que permite que alunos e responsáveis acessem os documentos escolares de forma virtual.

O CED possibilita a obtenção do certificado de conclusão do Ensino Fundamental e do histórico escolar completo, sem a necessidade de solicitação presencial à SEMEC ou à escola. Os documentos são emitidos imediatamente e podem ser baixados em PDF para apresentação na matrícula do Ensino Médio, por exemplo.
O prefeito Silvio Mendes destaca que a Educação é prioridade na gestão. “É a nossa obra mais importante. A gente diz e faz. A prefeitura está colocando a serviço de todos os alunos das escolas municipais o certificado digital. Qual a importância disso? A qualquer tempo e em qualquer lugar onde o estudante estiver, depois que concluir o Ensino Fundamental, vai ter acesso pelo celular um documento que ele vai precisar a vida inteira”, comentou.
Miguel Oliveira, presidente da Prodater, destaca que o órgão tem intensificado seus esforços para ampliar a oferta de serviços online à população. Ele destacou que o certificado digital é mais um serviço integrado à plataforma TeresinaOn da Prefeitura, que reúne os serviços já digitalizados e os que ainda estão em processo.
“O certificado digital é uma ferramenta a mais que estamos disponibilizando para facilitar a vida da população e trazer a Prefeitura para esse momento atual da tecnologia, em que é possível, de casa, emitir um certificado, sem precisar ir até a escola ou buscar carimbo na Secretaria Municipal de Educação”, acrescentou Miguel.
Já a secretária municipal de Educação, Irene Lustosa, destaca que a novidade vai proporcionar mais facilidade e agilidade para alunos e responsáveis. “Antes, geralmente, demorava bastante tempo. Era preciso solicitar na secretaria e esperar até 30 dias. Muitas vezes, eles precisavam dessa documentação para seguir no Ensino Médio, em outras instituições, e ficavam nessa dependência. Agora, não: clicou, imprimiu, está na mão. Muita facilidade”, afirmou.
O serviço já está disponível no portal TeresinaOn, trazendo mais praticidade, agilidade e segurança para alunos, famílias e instituições de ensino.




