SAÚDE

Ciaten faz debate sobre doenças tropicais negligenciadas

Evento está acontecendo em Teresina nesta terça, 30 de janeiro, para lembrar o Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas (DNT).

Hoje, 30 de janeiro, é o Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas (DNT). As DTN afetam as populações mais pobres do mundo, aquelas invisíveis e que vivem à sombra do esquecimento.

Nesse cenário, o Ciaten (Centro de Inteligência em Agravos Tropicais, Emergentes e Negligenciados) surge como um espaço de luta para diminuir os casos dessas enfermidades. São elas: hanseniase, dengue, leishmanioses, doença de Chagas, vítimas de acidentes de trânsito, tuberculose, malária, entre outras.

O Ciaten explora o mundo dos insetos transmissores de doenças, entendendo melhor os vetores para solucionar questões relacionadas à transmissão e à Saúde Pública.

Dessa forma, uma série de ações serão desenvolvidas em Teresina, como a “Oficina de Validação do Plano Integrado para Enfrentamento de Doenças Tropicais Negligenciadas no Piauí”, entre outras iniciativas de divulgação nas redes sociais do Ciaten (Instagram: @ciaten.ids), visando a intensificação das ações de vigilância e controle de Doenças Negligenciadas no território piauiense.

Nesta terça-feira ocorre uma série de programações. Dentre elas o lançamento do Plano estadual e enfrentamento das doenças negligenciadas pelo Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (Ciaten) no Centro de Formação Odilon Nunes.

A mesa de honra foi composta por Carlos Henrique Nery Costa (do Ciaten), que fez a abertura e da representante da Secretaria Estadual da Saúde, Leila Marília da Silva Santos; Aymee Medeiros Rocha (Supa); e da coordenadora do Mohran, Lucimar Batista.

Confira a programação no link abaixo:

Programação da Oficina de Validação do Plano Estadual de Enfrentamento às doenças Negligenciadas

 

Deixe uma resposta