SAÚDE

Vigilância fiscaliza alimentos vendidos no Carnaval

Equipes de fiscais vão verificar a qualidade e acondicionamento dos produtos vendidos nas festas em Teresina, a partir de sábado.
Agente da Vigilância Sanitária fiscaliza ponto de venda de alimentos (Foto: Divulgação)

A Vigilância Sanitária de Teresina, vinculada à Fundação Municipal de Saúde (FMS) estará presente em todos os dias de carnaval nos principais eventos de Teresina. As equipes de fiscalização estarão averiguando a segurança dos alimentos comercializados em cada local, bem como orientando os vendedores sobre os principais cuidados.

Os profissionais visitarão os diversos blocos espalhados por vários bairros da capital e as principais avenidas. As equipes técnicas também farão a verificação in loco de todos os critérios sanitários exigidos para se garantir a segurança alimentar das pessoas nos principais clubes da nossa capital, que realizam as tradicionais matinês carnavalescas.

Serão verificados todos os critérios para a correta manipulação e exposição de produtos comercializados nos locais, de acordo com a RDC 43/2015. “A presença das equipes de fiscalização é imprescindível para minimizar e controlar os riscos sanitários, atendendo a nossa missão institucional de promover e proteger a saúde dos teresinenses”, comenta a gerente de Vigilância Sanitária da FMS Larisse Portela.

Corso

O trabalho de fiscalização se intensificou desde o Corso de Teresina, ocorrido no último sábado (3). Foram fiscalizadas as 230 barracas cadastradas e mais de 100 ambulantes em geral, vendedores de bebidas.

“Este ano as equipes técnicas de fiscalização perceberam uma melhora na higiene dos manipuladores e na qualidade dos alimentos oferecidos. Entretanto, apreenderam-se alguns produtos com validade expirada, e foram inutilizados alimentos que estavam sendo armazenados em recipientes de produtos químicos e catchup e maionese dispostos em bisnagas sem refrigeração”, avaliou a gerente.

 

Deixe uma resposta