segunda-feira, 19 janeiro, 2026
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos
Edcícero
Arte TS
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
Edcícero
No Result
View All Result
Home DESTAQUE

Teresina registra queda no número de casos de HIV, diz FMS

Fundação Municipal de Saúde reforça ações do Dezembro Vermelho

por editor
1 de dezembro de 2025
em DESTAQUE, SAÚDE

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) iniciou nesta semana as ações do Dezembro Vermelho, campanha nacional dedicada à conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do HIV e da AIDS. Hoje, 1º de dezembro, é o Dia Mundial de Combate à Aids. Em Teresina, a mobilização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde, no Centro de Testagem e Aconselhamento e nos Serviços de Atendimento Especializado (CTA).

De acordo com a Série Histórica de HIV/AIDS 2010–2025, divulgada pela Coordenação de IST/HIV e Hepatites Virais da FMS, o município registrou queda no número de casos em 2024, após um período de aumento observado nos anos anteriores.

Dados da doença em Teresina

Em 2010, foram registrados 233 casos entre residentes no município. Desde então, os números oscilaram, chegando a um pico em 2019, com 569 casos. Em 2022 e 2023, os registros permaneceram elevados, com 539 e 553 casos, respectivamente.

Já em 2024, Teresina registrou 469 casos, uma redução em relação aos anos anteriores. Em 2025, até 1º de dezembro, foram registrados 424 casos.

Para a FMS, os dados reforçam a importância da ampliação das estratégias de prevenção, da testagem precoce e do acesso ao tratamento contínuo.

Prevenção combinada

A coordenadoria de IST/HIV e Hepatites Virais destaca que, apesar dos avanços, o preconceito ainda é uma das principais barreiras enfrentadas pelas pessoas vivendo com HIV.

“O estigma leva muitas pessoas a evitarem o diagnóstico ou o tratamento por medo da discriminação. Com o uso contínuo da medicação, a carga viral pode se tornar indetectável, o que significa intransmissível — garantindo qualidade de vida e interrompendo a cadeia de transmissão”, afirma Alana Niége, coordenadora de IST/HIV e Hepatites Virais da FMS.

A camisinha permanece como método eficiente e amplamente disponível na rede pública, mas a distribuição de preservativos sozinha não foi suficiente para conter o aumento dos casos nos últimos anos. Por isso, o Ministério da Saúde consolidou a estratégia da Prevenção Combinada, que reúne diferentes ferramentas de proteção:

Preservativos

Distribuídos em todas as UBS e unidades especializadas.

PEP – Profilaxia Pós-Exposição

Indicado após situações de risco.

Disponível 24h na urgência do Hospital Natan Portella

PrEP – Profilaxia Pré-Exposição

Uso diário ou sob demanda antes da exposição ao HIV.

Disponível no SAE do Centro Lineu Araújo.

Testagem Precoce

Realizada gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento.

O teste também é recomendado para todas as gestantes, pois o início imediato do tratamento, quando necessário, evita a transmissão vertical ao bebê.

Ações durante todo o ano

A FMS reforça que a luta contra o HIV não se limita ao mês de dezembro. A campanha incentiva a testagem regular, a prevenção e o início imediato do tratamento, garantindo mais saúde, qualidade de vida e redução da transmissão.

“Quanto mais cedo o diagnóstico, mais cedo o tratamento é iniciado. E com o tratamento adequado, a pessoa alcança níveis indetectáveis do vírus, o que impede a transmissão”, destaca a coordenadora de IST/HIV e Hepatites Virais, do Núcleo de IST/HIV da FMS.

 

Leia Também

Marinha reforça buscas por irmãos desaparecidos em Bacabal há 15 dias
DESTAQUE

Marinha reforça buscas por irmãos desaparecidos em Bacabal há 15 dias

Concurso do BB prorroga inscrições até 3 de março
DESTAQUE

2026 tem 13 feriados bancários nacionais; Carnaval é o próximo

Meteorologia prevê chuvas mais intensas no Piauí a partir de domingo
DESTAQUE

Meteorologia prevê chuvas mais intensas no Piauí a partir de domingo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Layana
Pousada

Contatos

E-mail: redacao@edcicero.com.br

Whatsapp: 86 99819-3386

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas