SAÚDE

Teresina anuncia vacinação e teste de covid-19 no feriadão

No período de 26 a 28 deste mês foram aplicadas mais de 4,2 mil doses do imunizante contra novo coronavírus.
Sala da vacinação no Ciamca vai funcionar no feriado (Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

A Fundação Municipal de Saúde vai manter aberta a sala de vacina da maternidade Wall Ferraz (Ciamca), no sábado (30) e domingo (31), para aplicação do imunizante contra covid-19. Os horários de funcionamento são de 8h às 12, e de 13h às 17h. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina aplicou, de 26 a 28 de dezembro, 4.224 doses de imunizantes contra o novo coronavírus.

Teresina é a capital do Nordeste com maiores índices de vacinação de 2023. Os dados são da Fundação Municipal de Saúde (FMS), com base em balanço anual lançado pelo Ministério da Saúde. Vacinas como a Pneumocócica e a primeira dose de Tríplice Viral ultrapassaram a meta de 90% de cobertura estabelecida para este ano.

Em Teresina, é obrigatório o uso de máscaras em todos os serviços de saúde, ressalvadas as exceções previstas para crianças menores e indivíduos incapazes de manuseá-las adequadamente. Também é obrigatório o uso de máscaras por indivíduos com sintomas da Covid, teste positivo ou contato recente com indivíduo com a doença.

Teste de covid-19

As urgências e emergências dos hospitais públicos municipais de Teresina realizarão testes covid no feriado de ano novo (30 de dezembro de 2023 a 1º de janeiro de 2024). Para aa realização dos testes nas urgências é necessário passar por avaliação médica e ter a solicitação para a realização do exame.

Pessoas com sintomas gripais leves podem realizar testagem, por livre demanda, neste sábado (30), no ambulatório dos hospitais Dirceu, Promorar e Primavera. No domingo, os testes podem ser feitos no ambulatório dos hospitais do Dirceu e Primavera.

No final de semana e feriado do ano novo, todos os hospitais municipais, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), por serem serviços de urgência e emergência, estarão em funcionamento normal. Já as maternidades da rede municipal funcionarão normalmente para internações.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também funcionará 24 horas com médicos reguladores, operadores de rádio e telefonistas auxiliares. A equipe do Centro de Zoonoses estará de plantão para atendimentos clínicos de cães, gatos, bem como para administração de vacinas como a da raiva. Já área administrativa da Fundação Municipal de Saúde deixa de funcionar hoje (29) e volta dia 2 de janeiro.

 

Deixe uma resposta