sexta-feira, 9 outubro, 2026
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos
Edcícero
Arte TS
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
Edcícero
No Result
View All Result
Home MANCHETE

Teresina abre inscrições para imóveis do programa MCMV

A seleção dos candidatos vai seguir os critérios do Ministério das Cidades

por editor
2 de junho de 2025
em MANCHETE, PIAUÍ

A Prefeitura de Teresina abriu nesta segunda-feira (2) o prazo de inscrições para o Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O processo seletivo irá escolher as famílias em situação de vulnerabilidade social que receberão as 1.008 unidades habitacionais. A seleção considera critérios definidos por uma portaria do Ministério das Cidades, com prioridade para famílias em condições mais fragilizadas.

Maryanne Evangelista, assessora técnica da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), afirma que a quantidade de cadastros feitos no primeiro dia de inscrições superou as expectativas.

“Esperávamos que essa demanda fosse crescendo ao longo da semana, mas nos surpreendeu o fato de que, em apenas 10 minutos, já tínhamos mais de 4 mil inscritos. Não há limite de número de inscrições nem de horário para se inscrever. Acreditamos que muitas pessoas se apressaram porque acharam que, se não se inscrevessem logo, perderiam a chance de concorrer ou que a ordem da inscrição influenciaria na seleção, o que não é verdade. As famílias serão selecionadas com base em critérios de vulnerabilidade social”, destaca.

Maryanne destaca ainda que os dados ajudarão a entender melhor o déficit habitacional da capital. “Esse número também nos ajuda a entender melhor como essa demanda está distribuída pela cidade, permitindo uma atuação mais estratégica na política habitacional. Sabemos que o déficit habitacional gira em torno de 35 a 40 mil famílias, mas esse número já foi superado logo no primeiro dia. Então, provavelmente, esse total pode até diminuir com o tempo. Também acreditamos que muitas pessoas estão se inscrevendo mesmo sem se enquadrar nos critérios”, ressalta.

A assessora técnica explica ainda que os selecionados passarão pelo crivo da Caixa Econômica Federal. “Quando fazemos as inscrições online, além de os candidatos estarem inscritos, eles também passam a compor o nosso cadastro atualizado. Assim, quem estiver inscrito e não for selecionado ainda fará parte desse banco de dados. Encaminharemos os nomes de 1.310 famílias para a Caixa. Esse número se baseia na portaria, que prevê a quantidade de unidades habitacionais disponíveis acrescida de um percentual de 30%, já que faremos toda uma triagem. Quando enviarmos a lista de selecionados, a Caixa também realizará uma análise nos bancos de dados nacionais. Muitas pessoas podem acabar não se enquadrando nos critérios e, por isso, a Caixa solicitará mais famílias da lista de reserva que estejam aptas”, explica.

A inscrição não é individual. Deve ser realizada por todo o grupo familiar. O CPF do titular aparece como responsável, mas é obrigatório informar os CPFs de todos os integrantes da família. A moradia será destinada à família como um todo, e não a um indivíduo isolado.

Para participar, é necessário atender a exigências específicas: ter mais de 18 anos ou ser emancipado, residir em Teresina e estar inscrito no CadÚnico do município. Candidatos cadastrados em outras cidades são automaticamente desclassificados. Outro critério eliminatório é a renda, a soma dos rendimentos da família não pode ultrapassar R$ 2.850,00.

A seleção é baseada em dez critérios estabelecidos pelo governo federal, que visam contemplar famílias com maior grau de vulnerabilidade. Entre os fatores considerados estão a presença de crianças, idosos, pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência doméstica e famílias chefiadas por mulheres. Esses elementos serão utilizados para ranquear os inscritos e definir quem terá acesso às novas moradias.

 

Leia Também

Ação contra o tráfico de drogas em Parnaíba prende 7 suspeitos
MANCHETE

Ação contra o tráfico de drogas em Parnaíba prende 7 suspeitos

Teresina volta a registrar altas na temperatura; veja cuidados
MANCHETE

Teresina volta a registrar altas na temperatura; veja cuidados

Reforma tributária: Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado
DESTAQUE

Teresina: veja o que abre e que fecha no feriado desta segunda-feira

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Layana
Pousada

Contatos

E-mail: redacao@edcicero.com.br

Whatsapp: 86 99819-3386

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas