segunda-feira, 19 janeiro, 2026
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos
Edcícero
Arte TS
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
Edcícero
No Result
View All Result
Home MANCHETE

TCE suspende edital de concurso público para GCM de Teresina

O certame objetiva o provimento de 100 vagas e formação de 300 cadastros de reserva

por editor
18 de outubro de 2024
em MANCHETE, PIAUÍ

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), através de decisão monocrática do conselheiro substituto Jaylson Campelo, expediu medida cautelar determinando a suspensão imediata do concurso público de edital 001/2024, da Prefeitura de Teresina, até a posse do novo gestor público, a quem caberá decidir sobre o destino do certame.

Guarda Municipal de Teresina (Foto: Divulgação)

O concurso objetiva o provimento de 100 vagas e formação de 300 cadastros de reserva para o cargo Guarda Civil Municipal (GCM).  O relator mandou que o prefeito José Pessoa Leal seja comunicado imediatamente, dando-lhe o prazo de 10 dias úteis para que informe as medidas adotadas para o cumprimento da decisão.

A medida cautelar tem como base a representação feita pela Divisão de Fiscalização de Admissão de Pessoal que aponta a impossibilidade da edição de atos nos últimos 180 dias do final do mandato que venham a gerar despesa com pessoal a serem implementados em períodos posteriores ao final do mandato do titular do Poder Executivo, conforme o artigo 21, III, da Lei de Responsabilidade Fiscal.

A Divisão de Fiscalização lembra que, nos últimos dias de mandato do chefe do Poder Executivo, o gestor não deve realizar atos dos quais decorram despesas de caráter continuado pelas quais ele não poderá responder, como é o caso deste concurso, cujo cronograma de execução prevê a aplicação de provas em 15 de dezembro próximo e divulgação do resultado final apenas no exercício de 2025, quando o prefeito terá mudado, acarretando possíveis dificuldades ao gestor seguinte, caso o planejamento de ambos não esteja compatível nesse assunto.

A decisão ressalta ainda que quando um concurso é realizado, há uma expectativa de nomeação de novos servidores, o que resulta em despesas com salários e encargos sociais. “Além disso, a própria organização do concurso implica em custos diretos e indiretos que podem impactar o orçamento municipal. Esses custos incluem  elaboração de edital, contratação de banca examinadora, logística para a aplicação das provas, além de gastos com publicidade e divulgação do concurso”, diz o relator.

Assim, essa ação nos momentos finais do mandato de um gestor enquadra-se na vedação imposta pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

Leia Também

MP dá ao MEC poder para nomear reitores sem lista tríplice
EDUCAÇÃO

Sisu 2026 abre inscrições hoje com 11,5 mil vagas no Piauí

Teresina: festa com membros de facção termina com 15 presos
MANCHETE

Teresina: festa com membros de facção termina com 15 presos

Feira na Praça recebe domingo a 2ª prévia do Carnaval de Teresina; veja atrações
AGENDA CULTURAL

Veja atrações deste domingo nas prévias de Carnaval em Teresina

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Layana
Pousada

Contatos

E-mail: redacao@edcicero.com.br

Whatsapp: 86 99819-3386

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas