segunda-feira, 29 junho, 2026
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos
Edcícero
Arte TS
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
Edcícero
No Result
View All Result
Home SAÚDE

Sesam de Piripiri promove mais uma ação do 1º Mutirão de Citologia

por editor
3 de abril de 2023
em SAÚDE
A prefeitura de Piripiri espera atender até 400 mulheres com os exames de citologia nas UBSFs da zona Urbana e Rural.
Piripiri promove o 1º Mutirão da Citologia (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (Sesam), realizou, neste sábado (1) mais uma etapa do 1º Mutirão da Citologia. Os exames preventivos são gratuitos e estão sendo feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSFs) atendendo mulheres das zonas Urbana e Rural do município.

“Momento muito importante. O fato de ser realizado no final de semana, foi muito certeiro. Estamos aqui na UBSF 13 e continuamos com esse projeto. São 15 unidades sendo atendidas nesse momento”, explicou Beatrice Pimentel, secretária de Saúde de Piripiri.

A coordenadora do Mutirão, enfermeira Letícia Carvalho, disse que foi um grande dia. “O exame é simples, gratuito e realizado todos os dias. Esse projeto está sendo realizado aos sábados para facilitar para as mulheres. Existem mulheres que estão há três anos sem fazer. As de 25 a 64 anos, também estão sendo convidadas”, afirmou.

O enfermeiro Carlos Alberto, coordenador da UBSF 13, falou sobre o 1º Mutirão da Citologia. “É uma iniciativa muito boa. Já atendemos 40 mulheres hoje (1º) e o trabalho continua”, explicou.

“Esse exame da prevenção do câncer do cólon de útero é muito importante. Durante a pandemia foram poucos exames, por isso estamos voltando com força total, e, no sábado, fica mais especial já que as mulheres trabalham na semana e no final de semana, é melhor para elas”, disse Valdejane Ramos, enfermeira e coordenadora da UBSF da comunidade São Luís, zona Rural de Piripiri.

“Sempre me previno. Minha opinião é que sempre é bom fazer. O posto aqui do Jenipapeiro, UBSF 13, é ótimo!”, disse a dona de casa, Maria da Silva.

Para a dona de casa, Maria Francisca, o exame é obrigatório. “Prevenir é melhor que remediar e vamos saber o que realmente temos. Saia de casa e venha. É muito importante esse exame”, finalizou.

Serviço

A Sesam de Piripiri espera atender até 400 mulheres com os exames de citologia nas UBSFs da zona Urbana e Rural. O exame é feito após coleta de células do colo do útero. Após a coleta, o material e enviado para um laboratório e, posteriormente, a paciente é informada do resultado.

 

Leia Também

Prefeitura institui comitê técnico para combater a dengue em Teresina
DESTAQUE

Prefeitura institui comitê técnico para combater a dengue em Teresina

Vacinação nas escolas vai até dia 30 e meta é imunizar 27 milhões
DESTAQUE

Posto de vacinação do Teresina Shopping funciona até as 17h nesta quarta-feira (24)

Teresina inicia nesta segunda aplicação da vacina pneumo-20
MANCHETE

Teresina inicia nesta segunda aplicação da vacina pneumo-20

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Layana
Pousada

Contatos

E-mail: redacao@edcicero.com.br

Whatsapp: 86 99819-3386

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas