Comércio varejista não funciona de sexta-feira a domingo no Centro de Teresina.
A Semana Santa altera a rotina da cidade, com a suspensão de alguns serviços para a população. Comércio e bancos não funcionam no feriado. Os órgãos públicos federais, estaduais e municipais estarão fechados.
Confira:

Comércio
Lojas do centro, bairros e zona Leste de Teresina funcionam somente até às 14h de quinta-feira (14), segundo o Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas-PI). Comércio reabre na segunda-feira (18). Shopping da Cidade seguirá a mesma orientação.
Supermercados
As lojas deste setor só não funcionam na Sexta-feira Santa (15), informou o Sindicato dos Comerciários. O funcionamento nos demais dias segue a orientação da administração de cada rede de supermercados. As filiais terão horário diferenciado.
Shopping centers
Funcionamento do Teresina Shopping
Quinta-feira (14): lojas, cinemas, espaço família e praça de alimentação abrem no horário normal
Sexta-feira (15): Totalmente fechado
Sábado (16): praças de alimentação, supermercado e cinemas funcionam normalmente; somente as lojas de chocolate vão abrir.
Domingo (17): lojas abrem das 10h às 20h, supermercado das 8h às 22h, praça de alimentação das 10h às 22h, espaço família das 12h às 20h.
Bancos
Feriado somente na Sexta-feira (15), por se tratar de feriado nacional, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking).
Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento nos dias 15 e 21 de abril poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil aos feriados, ou seja, nos dias 18 e 22 de abril. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.
Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
Escolas
Os estudantes terão aulas até quarta-feira (14). As escolas fecham quinta, sexta, sábado e domingo. Voltam a funcionar na segunda-feira.
Governo do estado
A governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), decretou ponto facultativo do estado na próxima quinta-feira (14), véspera do feriado da sexta-feira da Paixão.
Segundo decreto, o objetivo da medida é “proporcionar aos servidores públicos a possibilidade de utilização dos dias da Semana Santa no cumprimento de suas obrigações religiosas, como é de costume neste estado”.
Os serviços essenciais vão funcionar normalmente, mantendo as jornadas de trabalho definidas pelos gestores dos órgãos.
Prefeitura de Teresina
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou Decreto de Nº 22.342, de 11 de abril de 2022, que torna facultativo, aos servidores da Administração Pública Municipal Direta e Indireta do Poder Executivo, o registro de frequência no dia 14 de abril de 2022 (Quinta-feira Santa), ressalvado os serviços essenciais e de interesse público, prestados pelo Município à população.
Serviços essenciais
Serviços considerados essenciais serão mantidos em Teresina durante a Semana Santa. Entre eles, seguem em funcionamento, no âmbito da Fundação Municipal de Saúde-FMS: Hospitais, Maternidades, UPA, SAMU, laboratórios centrais, UBSs Fast-Track, CAPS, este último especificamente nos setores de internação para assistência ao paciente, que deverão funcionar normalmente.
No âmbito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) os serviços prestados pelos Agentes Municipais de Operação e Fiscalização de Trânsito.




