domingo, 12 abril, 2026
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos
Edcícero
Arte TS
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
Edcícero
No Result
View All Result
Home DESTAQUE

Semana de combate ao assédio orienta como prevenir abusos

O evento teve início nesta quinta-feira e vai até o dia 7 de maio, com palestras e outras ações programadas pelo Tribunal de Justiça

por editor
2 de maio de 2024
em DESTAQUE
TJ-PI abre semana de combate ao assédio moral e sexual (Foto: Divulgação)

Desta quinta-feira (2) até o dia 7 de maio, a Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e ao Assédio Sexual do Tribunal de Justiça do Piauí realiza ações dentro da Semana Nacional de Combate ao Assédio e à Discriminação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com adesão dos tribunais brasileiros.

No âmbito do TJ-PI, a abertura das atividades aconteceu com a palestra “Assédio Moral no Trabalho sob a Ótica da Psicologia”, ministrada pela neuropsicóloga, psicóloga transpessoal e do esporte Diana Márcia de Carvalho Melo, nesta manhã, no Palácio da Justiça.

Durante a palestra, a psicóloga Diana Márcia Melo falou sobre as diversas formas de assédio, como identificá-las e as suas consequências, como a exclusão, o isolamento, danos físicos e psíquicos à pessoa assediada. A profissional destacou que essas situações vividas no trabalho prejudicam as relações afetivas dos indivíduos.

“A conscientização sobre o assédio moral e sexual proporciona às pessoas a oportunidade de conhecerem e observarem o entorno, como é que elas lidam com essa situação e de que forma elas podem buscar tratamento e a possibilidade de ressignificar aquela relação”, disse a palestrante.

A profissional explicou, também, que assédio moral, sexual e a discriminação são atitudes de violência, como agressões verbais ou físicas dentro do ambiente de trabalho, que atrapalham a vida da vítima e reduzem o seu papel como cidadã.

“Essas condutas são abusivas e intoleráveis, a exemplo da exposição a situações humilhantes e gestos que possam trazer danos a personalidade do indivíduo ou condutas repetitivas que agridem o profissional como pessoa”, detalhou Diana Márcia Melo.

O magistrado Thiago Brandão, membro da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e ao Assédio Sexual do TJ-PI em sede de 1º grau, alertou, durante a abertura da palestra, sobre a importância de conhecer e reconhecer esse tipo de prática e sobre a necessidade de que se promovam debates como este para a mitigação de qualquer tipo de assédio.

Semana

A Semana Nacional de Combate ao Assédio e à Discriminação é uma campanha de reforço à Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e à Discriminação, instituída pela Resolução n. 351/2020. Por meio deste normativo, a prática de assédio sexual passou a ser considerada infração disciplinar de natureza grave, que deve ser apurada por meio de sindicância ou processo administrativo disciplinar.

Ações

Confira outras atividades da Semana:

3 de maio – das 9 às 12 horas

Palestra ‘Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação’ – psicóloga Diana Márcia de Carvalho Melo

Local: Pleno do Prédio Histórico (3º andar).

6 e 7 de maio

Visitas às comarcas de Campo Maior e Floriano para apresentação da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual do TJ-PI e divulgação da Cartilha desenvolvida pela Comissão.

Durante toda a semana

Disponibilização do jogo virtual “Respeito em Jogo”, ferramenta de identificação de práticas abusivas, de forma prática e interativa. A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado entre o TJ-PI e o Superior Tribunal Militar (STM).

 

Leia Também

Projeto de subsídio ao diesel importado conta com adesão de 25 estados
DESTAQUE

Ministro da Fazenda inicia agenda internacional nos EUA e na Europa

Markinhos Moura fará temporada no Piauí pelo Projeto Seis e Meia
CULTURA

Markinhos Moura abre nesta terça a turnê de cinco shows no Piauí

Sete municípios do Maranhão decretam situação de emergência por causa das chuvas
DESTAQUE

Sete municípios do Maranhão decretam situação de emergência por causa das chuvas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Layana
Pousada

Contatos

E-mail: redacao@edcicero.com.br

Whatsapp: 86 99819-3386

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas