quarta-feira, 17 junho, 2026
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos
Edcícero
Arte TS
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
Edcícero
No Result
View All Result
Home DESTAQUE

Teresina: Samu atendeu nos dois primeiros meses do ano 1,2 mil vítimas de acidentes no trânsito

Somente entre janeiro e fevereiro de 2026, as equipes atenderam 1.282 vítimas de acidentes de trânsito na capital piauiense

por editor
17 de março de 2026
em DESTAQUE, PIAUÍ

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) faz um alerta aos teresinenses: “Se dirigir, não digite. Se for beber, não dirija”. A mensagem reforça a necessidade de responsabilidade no trânsito e chama atenção para atitudes simples que podem evitar acidentes graves e fatais. Somente entre janeiro e fevereiro de 2026, as equipes atenderam 1.282 vítimas de acidentes de trânsito na capital piauiense, o que representa uma média de 22 ocorrências por dia.

O Código de Trânsito Brasileiro considera gravíssima a infração de segurar ou manusear o celular ao volante, sujeita a multa e à perda de 7 pontos na CNH. Estudos apontam que o uso do aparelho durante a condução reduz a atenção e os reflexos, podendo aumentar em até 400% o risco de acidentes.

Entre os principais riscos do uso do celular ao volante estão a perda de atenção visual, quando os olhos se desviam da via; a perda de atenção cognitiva, com o foco dividido entre dirigir e digitar; a perda de atenção manual, já que as mãos ficam ocupadas com o aparelho; e o tempo de reação reduzido, em que segundos de atraso podem ser fatais.

Especialistas também alertam para os perigos do consumo de álcool associado à direção. Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, mesmo pequenas doses podem comprometer a coordenação motora, reduzir a capacidade de julgamento e aumentar significativamente o tempo de reação do condutor. Além disso, o álcool provoca falsa sensação de confiança, levando motoristas a assumir comportamentos de risco.

A diretora geral do Samu, Adélia Oliveira, reforça a importância da responsabilidade no trânsito. “O trânsito exige foco, respeito e cuidado. Quando alguém decide teclar ao volante ou dirigir após beber, coloca em risco a sua própria vida e a de famílias inteiras que estão nas ruas todos os dias. É uma combinação que pode transformar segundos em tragédias. Atitudes simples, como guardar o celular e evitar o álcool antes de dirigir, podem reduzir drasticamente os índices de acidentes e salvar vidas. O trânsito seguro é uma construção coletiva”.

 

Leia Também

Enem 2026: MEC amplia prazo para pagar taxa de inscrição até dia 22
DESTAQUE

Enem 2026: MEC amplia prazo para pagar taxa de inscrição até dia 22

PI lança sistema com botão do pânico para motoristas por app
MANCHETE

PI lança sistema com botão do pânico para motoristas por app

SSP-PI deflagra nova etapa da Operação Rolezinho em Teresina
DESTAQUE

SSP-PI deflagra nova etapa da Operação Rolezinho em Teresina

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Layana
Pousada

Contatos

E-mail: redacao@edcicero.com.br

Whatsapp: 86 99819-3386

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas