segunda-feira, 13 abril, 2026
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos
Edcícero
Arte TS
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
Edcícero
No Result
View All Result
Home DESTAQUE

Rafael Fonteles adere a parceria para enfrentar a desertificação no Piauí

As ações devem ser concentradas nos municípios de Gilbués e São Gonçalo do Gurguéia, que possuem grandes áreas desertificadas

por editor
18 de junho de 2024
em DESTAQUE, PIAUÍ

O governador Rafael Fonteles aderiu, nesta segunda-feira (17), em Brasília, a uma parceria que envolve o governo nas esferas estadual e federal, universidades e outras instituições, visando a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e a recuperação de áreas degradadas no território piauiense. As ações devem ser concentradas nos municípios de Gilbués e São Gonçalo do Gurguéia, que possuem grandes áreas desertificadas.

Rafael Fonteles com os ministros Wellington Dias e Marina Silva (Foto: Divulgação)

Estarão envolvidos no esforço intersetorial os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS); da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); do Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA); órgãos federais como a Embrapa e algumas prefeituras.

“É um esforço intersetorial com vários ministérios, Governo do Estado e academia, pra gente dar continuidade a um processo antigo de recuperação de áreas degradadas no estado do Piauí, especialmente na área de desertificação ali em Gilbués e entorno”, pontuou Fonteles.

O Ministro Wellington Dias (MDS) conduziu a reunião de assinatura do acordo. A Ministra Marina Silva (MMA), também participou e explicou que a idéia é retomar ações executadas pelo governo federal, que sofreram interrupção antes da gestão do presidente Lula.

“Questões complexas a gente só consegue resolver se for um esforço de todos, com a participação da comunidade científica e das pessoas que estão diretamente naquela área, pra fazer a restauração, o enfrentamento da desertificação no contexto de mudança climática”, considerou Marina Silva.

O ministro Paulo Teixeira (MDA) ressaltou que os efeitos das mudanças climáticas atingem os pequenos agricultores. O ministério vai atuar no eixo da assistência técnica e extensão rural, apoiando a agricultura familiar.

“O ministério vai prover com treinamento da Embrapa, todos os conhecimentos existentes nas universidades. E também com o projeto Dom Helder Câmara que já está no semiárido há muitos anos e que pode também trazer esse saber pra lá”, ressaltou Teixeira.

A Embrapa vai disponibilizar tecnologias de restauração e conservação do solo, da água, recuperação de áreas degradadas. O órgão propõe caravanas para treinar técnicos e as comunidades locais para atuarem juntas neste trabalho.

“Ficamos muito felizes de contar com essa parceria importante para, de fato, nos próximos meses, darmos uma resposta efetiva e definitiva para a recuperação das áreas e para termos atividades econômicas compatíveis com o meio ambiente, gerando renda para a população que vive nesses municípios. Uma grande parceria pela nossa gente”, complementou Rafael Fonteles nas redes sociais.

 

Leia Também

Projeto de subsídio ao diesel importado conta com adesão de 25 estados
DESTAQUE

Ministro da Fazenda inicia agenda internacional nos EUA e na Europa

Markinhos Moura fará temporada no Piauí pelo Projeto Seis e Meia
CULTURA

Markinhos Moura abre nesta terça a turnê de cinco shows no Piauí

Sete municípios do Maranhão decretam situação de emergência por causa das chuvas
DESTAQUE

Sete municípios do Maranhão decretam situação de emergência por causa das chuvas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Layana
Pousada

Contatos

E-mail: redacao@edcicero.com.br

Whatsapp: 86 99819-3386

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas