
O Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, no Centro de São Luís, no Maranhão, começa nesta quinta-feira (4). Considerado um dos principais polos do São João maranhense, o espaço receberá atrações até o dia 29 de junho, sempre de quinta-feira a domingo, a partir das 18h, reunindo cultura popular, gastronomia, tradição e grandes shows nacionais.
A programação foi preparada para valorizar as manifestações culturais maranhenses e oferecer ao público uma experiência completa durante os festejos juninos. Além das apresentações de bumba meu boi, tambor de crioula, danças tradicionais e cacuriás, a programação contará com artistas nacionais que prometem animar ludovicenses e turistas.
Abertura
A primeira noite de festa começa às 18h com apresentações culturais no palco da Praça Maria Aragão. A programação será aberta pelo Tambor de Crioula Arte Nossa, seguido pelo Bumba Meu Boi Santa Fé, Bumba Meu Boi de Axixá e Bumba Meu Boi Barrica. A partir das 21h30, aproximadamente, o público poderá acompanhar os shows nacionais de Theuzinho e Henry Freitas.
Na sexta-feira (5), a programação cultural terá início às 18h com a Dança do Boiadeiro. Na sequência, se apresentam, Bumba Meu Boi Lendas e Magias, Bumba Meu Boi da Maioba e Cacuriá Balaio de Rosas. Encerrando a noite, sobem ao palco as atrações nacionais Taty Girl e Seu Desejo, a partir das 21h30.
Sábado (6), as apresentações começam às 18h com Cacuriá Mirim da Ildenê, Bumba Meu Boi União da Baixada, Bumba Meu Boi Brilho da Ilha e Bumba Meu Boi da Pindoba. A programação será encerrada pelos shows nacionais de Eric Land e Garota Safada, a partir das 21h30.
Fechando o primeiro fim de semana de programação, no domingo (7), a Dança Portuguesa Império de Lisboa abre as apresentações às 18h. Na sequência, se apresentam, Bumba Meu Boi Mestre Basílio e Bumba Meu Boi Encanto do Olho d’Água. A partir das 21h30, os shows de Márcia Fellipe e Zezo encerram a programação da noite.
Estrutura
Uma das novidades desta edição é a reorganização da área de shows da Praça Maria Aragão. A nova planta foi desenvolvida para melhorar a circulação do público, ampliar os espaços de segurança e proporcionar mais conforto aos visitantes. Entre as mudanças estão novos acessos, reposicionamento dos palcos, espaço acessível, área para barracas típicas e a vila food.
São João pela cidade
Além da Praça Maria Aragão, a programação junina estará presente em diversos pontos da capital. Entre os espaços contemplados estão a Feirinha São Luís, o Beco Catarina Mina, na Praia Grande, Centro Histórico e o projeto São João no Bairro, levando cultura e entretenimento para diferentes regiões da cidade.
Na Feirinha São Luís, a programação acontece no domingo (7), com início às 10h com Cacuriá da Vila Goreth, às 11h tem Forró Avexá, às 12h inicia o show do cantor Felipão e às 14h o Boi Barrica fecha a programação. As apresentações também ocorrerão nos dias 14, 21 e 28 de junho.
Beco Catarina Mina
Já o Beco Catarina Mina recebe na quinta (4) e sexta (5) apresentações de grupos de forró e bumba meu boi, fortalecendo a ocupação cultural do Centro Histórico durante o período junino.
Na quinta, a programação está organizada da seguinte forma: 17h tem Forró Cheiro da Terra e às 19h, Bumba Meu Boi Encanto do São Cristóvão.
Já na sexta, às 17h, o forró é com o grupo Seu Raimundinho e Forró Pé no Chão. Às 19h entra o Bumba Meu Boi Oriente.




