O decreto assinado pela prefeita Dinair Veloso estabelece novas medidas restritivas para evitar a disseminação do novo coronavírus na cidade.
A prefeita de Timon, Dinair Veloso, assinou decreto que proíbe a realização de eventos públicos ou privados que promovam aglomerações. A proibição abrange festas pré-carnavalescas, Zé Pereira e o Carnaval 2022. O documento também adia o retorno das aulas presenciais.
De acordo com a prefeita, o objetivo das medidas é o enfrentamento da variante Ômicron, que aumentou o número de casos da covid-19 no município.

Quem descumprir o decreto pode pagar multas, que foram distribuídas nas categorias leves, graves e gravíssimas. O valor mais alto é de R$ 450 mil. Os infratores também correm o risco de sofrer punições administrativas, como a perda do alvará.
O secretário municipal de Governo, Saney Sampaio, disse que a situação da pandemia é reavaliada diariamente para a adoção de medidas sanitárias semanais.
“O uso da máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos seguem sendo obrigatórios. Avançamos muito na vacinação, inclusive para o público infantil, mas temos que continuar vigilantes. As medidas sanitárias que eram editadas duas vezes ao mês, neste momento, serão publicadas semanalmente”, disse Saney Sampaio.
O decreto também dispõe sobre o retorno das aulas nas escolas municipais, que iniciaram nesta segunda-feira (7), de forma remota. Já as atividades comerciais, a autorização para reuniões, o uso de espaços públicos e privados seguem sem alterações, seja em relação a horários, capacidade, entre outras medidas.
Aulas
Ainda de acordo com o decreto, “fica suspenso o retorno das aulas e atividades escolares na forma presencial” nas escolas municipais de Timon” previsto para 7 de fevereiro. “Enquanto durar a suspensão, as atividades escolares serão de modo remoto”.




