O início do ano letivo em Teresina nesta quarta-feira (5) foi marcado por um clima de entusiasmo e otimismo nas 311 escolas municipais. Cerca de 86 mil alunos retornaram às aulas com energia renovada, especialmente na Escola Municipal Ambiental 15 de Outubro Prefeito Firmino Filho, onde o prefeito Silvio Mendes esteve presente para dar boas vindas aos estudantes e professores.

Localizada na Avenida Duque de Caxias, na zona Norte de Teresina, a unidade atende aproximadamente 1.500 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, em regime de ensino em tempo integral.
Acompanhando o início das aulas, o prefeito, Silvio Mendes, falou para professores e alunas ressaltando o poder transformador da educação. “O que a gente sabe, ninguém toma e o melhor caminho para você ter sucesso na vida é estudar. O futuro de vocês só vai ser melhor se souberem aproveitar o que a professora vai ensinar a vocês e não é só em sala de aula não, são os exemplos. Aqui vocês encerram o ensino fundamental e vem o médio, e depois vocês vão decidir o futuro que vocês querem, qual a profissão que vocês querem seguir.
Silvio Mendes ainda ressaltou que Teresina vai voltar a ter uma educação de qualidade:
“Vou fazer todo o esforço para que vocês tenham o melhor ensino de Teresina. A maior obra de qualquer prefeito, de qualquer professor é ter o melhor ensino que nós deixamos de ter, mas que vamos voltar a ter”.
O secretário de Educação, Ismael Silva, mostrou expectativa com o início do ano letivo e destacou as ações realizadas com o objetivo de garantir um retorno às aulas de maneira organizada e com a infraestrutura necessária para atender com conforto e segurança os estudantes.
“Estamos com excelentes expectativas para o ano de 2025 que inicia. Das 323 escolas municipais, 311 já estão iniciando as aulas hoje e as outras estão passando por manutenções, alguns reparos de reforma, para receber melhor os nossos alunos. Temos, aproximadamente, 86 mil alunos com as matrículas já efetivadas e a nossa expectativa é chegar ou mesmo ultrapassar os 90 mil alunos. Então, nós estamos com um desafio gigantesco pela frente, mas que certamente com o apoio do nosso prefeito e com toda a equipe de ensino, nós vamos conseguir avançar”, afirmou o gestor.




