quinta-feira, 14 maio, 2026
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos
Edcícero
Arte TS
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
Edcícero
No Result
View All Result
Home MANCHETE

Piauí usa IA no monitoramento e prevenção de incêndios

A tecnologia facilitará o acionamento das brigadas municipais e do Corpo de Bombeiros, antes do fato acontecer.

por editor
27 de agosto de 2024
em MANCHETE, PIAUÍ

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), desenvolveu um protótipo de  inteligência artificial (I.A.), que já está sendo treinado para analisar os dados coletados de possíveis focos de incêndio. A tecnologia facilitará o acionamento das brigadas municipais e do Corpo de Bombeiros antes do fato acontecer.

Queimada no Piauí (Foto: Divulgação)

O protótipo desenvolvido pela Diretoria de Sistemas e Tecnologia da Informação da Semarh, segundo a equipe, utilizará o histórico do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e do Banco de Dados de Queimadas (BDQueimadas) do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), para detectar ameaças, confirmar incêndios, precisar o local e informar às brigadas e Corpo de Bombeiros em tempo real, acelerando as ações de combate ao fogo.

Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento da Semarh, explica que a utilização dos dados levará em consideração as mudanças climáticas e pesquisas institucionais, utilizando o intervalo de 20 anos do histórico de queimadas no estado. “A priori, será de uso interno, depois de calibrado os dados e aprimorada a tecnologia com análises assertivas, será de livre acesso”, complementa.

Atualmente, a Semarh também utiliza dados do Programa Brasil Mais da Polícia Federal, que possibilita o acesso a imagens de satélite em tempo real. “Por meio da plataforma, é possível verificar quando começou um incêndio, o ponto de início, agilizando a fiscalização e as investigações”, explica Sara.

Por meio da Sala de Monitoramento, a secretaria emite Boletim de Incêndios Florestais no Piauí, com um quantitativo diário de focos de calor e de focos de fogo. Conjuntamente a este monitoramento, o diretor de fiscalização ambiental da pasta destaca a importância do treinamento e formação das brigadas florestais municipais realizadas pela secretaria. “Saltamos de 18 brigadas, em 2022, para 66 brigadas treinadas e equipadas, atualmente no Piauí”, enfatiza o major.

Esta será mais uma importante ferramenta que somará com as ações realizadas para o combate assertivo aos incêndios em todo o Piauí. Compromisso com a redução dos números de incêndios florestais e o reflorestamento em todo o estado.

 

Leia Também

Prefeitura de Teresina elabora projeto de nova ponte no Poti Velho
DESTAQUE

Prefeitura de Teresina elabora projeto de nova ponte no Poti Velho

Justiça Federal mantém prisão de Vorcaro e cunhado em audiência de custódia
MANCHETE

Caso Master: Polícia Federal prende o pai de Daniel Vorcaro

Governo cria subsídio de R$ 0,89 para segurar preço da gasolina
ECONOMIA

Governo cria subsídio de R$ 0,89 para segurar preço da gasolina

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Layana
Pousada

Contatos

E-mail: redacao@edcicero.com.br

Whatsapp: 86 99819-3386

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas