SAÚDE

Piauí registra queda de 33% nos casos de dengue

Além da redução dos casos confirmados da doença, 201 municípios não tiveram notificação de casos suspeitos, de acordo com boletim.

O Piauí contabilizou, entre a 1ª a 4ª semana epidemiológica de 2024, 166 casos confirmados de dengue. O número corresponde a 33,8% a menos que os 251 casos registrados em todo o estado no mesmo período do ano passado.

Considerado os casos prováveis, que também engloba pacientes com diagnósticos inconclusivos, ignorados/brancos e com sintomas de alarme e grave de dengue, o informe epidemiológico revela que a queda foi de 6,5%.

Teresina lidera a lista de municípios piauienses com o maior número de casos prováveis de dengue em 2024, com 123 notificações. Em seguida, aparece as cidades de Currais (58), Bom Jesus (48), Ribeiro Gonçalves (11) e Parnaíba (10).

Além da redução dos casos confirmados e prováveis, 201 municípios não tiveram notificação de casos suspeitos de dengue e nenhum óbito em decorrência da doença foi registrado no estado durante as quatro primeiras semanas epidemiológicas de 2024.

Sobre a febre chikungunya, o boletim epidemiológico mostra uma redução de 87% quando levado em consideração os 122 casos confirmados em 2023 com 15 deste ano. Até o momento, não há mortes causadas pela doença.

De acordo com dados da Pesquisa Entomológica do Aedes aegypti e do Aedes albopictus (LIRAa/LIA),195 cidades piauienses atingiram índice satisfatório para a doença e não há situação de risco para ocorrência de surto/epidemia de arboviroses no estado.

 

Deixe uma resposta