O governo do Maranhão levou o Boi de Morros para se apresentar nesta quinta-feira (2) na Avenida Paulista, em São Paulo, como parte da estratégia de divulgar os festejos juninos no estado. Hoje à noite, no Hotel InterContinental São Paulo, acontece a solenidade de lançamento do São João do Maranhão 2024. O evento fora de São Luís tem como finalidade convidar os paulistas e os brasileiros em geral para a festa, uma das maiores do país.
Ao meio-dia, uma prévia do lançamento foi realizada na via mais famosa da capital paulista e um dos maiores centros empresariais da América Latina, com a apresentação do Boi de Morros. O bumba-meu-boi é a principal atração da festa junina no Maranhão.
“São Paulo é uma grande vitrine para o Brasil e para o mundo e essa vitrine vai mostrar o nosso São João para todas as pessoas, principalmente para os operadores e agentes de viagem, que vendem e fazem a promoção dos nossos destinos. É importante esse momento quando temos um governador sensível ao turismo para mostrar o quanto o Maranhão é rico em belezas naturais e culturais”, disse a secretária estadual do Turismo, Socorro Araújo.
Também presente na comitiva para divulgar o maior São João do mundo, o secretário estadual da Comunicação Social, Sérgio Macedo, destacou o efeito positivo do brilho da festa maranhense em São Paulo.
“Com esse tipo de ação, no ano passado, superlotamos o Maranhão de turistas. Foi o maior público de turistas no São João de toda a nossa história. Então fica para nós a certeza de que é muito positivo esse tipo de promoção e que o Maranhão tem muito a ser mostrado e exibido. São encantos de todas as formas, culinária, história, destinos turísticos paradisíacos”, frisou Sérgio Macedo.
Avenida Paulista
Quem passou pela Avenida Paulista não resistiu à apresentação do bumba meu boi de Morros. O colorido das roupas chamou a atenção de Mariana Lopes que estuda na região e decidiu se aproximar e saber mais da manifestação cultural.
“Estou apaixonada e achei tudo lindo, as músicas, as danças, os instrumentos, é tudo incrível e eu acredito que vale muito a pena conhecer. É muito lindo e emocionante ver que no nosso país enorme temos tanta cultura, tanta diversidade”, afirmou.
A produtora cultural Cyntia Ferreira ficou encantada com a apresentação. Ao saber que teria uma amostra do São João maranhense na Avenida Paulista, ela não teve dúvida e mudou o percurso para poder conferir de perto a manifestação cultural maranhense.
“Eu trabalho na Vila Madalena e peguei o horário de almoço para vir para cá porque eu sou da cultura e acredito que a cultura é isso: pegar todas as partes do país e mostrar para o mundo todo essa riqueza de cultura, e vocês estão mostrando o bumba-meu-boi. Quem for querer estudar [essa manifestação] vai se emocionar, são lindas as histórias e os contos”, disse.
Mesmo quem já conhecia a festividade não deixou a oportunidade passar em branco, como a aposentada Nilza Bonfim, que há mais de 30 anos viaja ao Maranhão no mês de junho para viver o São João.
“É muito importante para o povo conhecer os sotaques que o Brasil tem, que o Maranhão tem. O sotaque de matraca, o tambor, tudo é muito importante. Eu amo o bumba-meu-boi e sempre me emociono”, relatou.
A intervenção realizada na Avenida Paulista, assim como o lançamento do São João do Maranhão 2024 no Hotel InterContinental São Paulo, são ações coordenadas pelas secretarias da Comunicação (Secom), de Turismo (Setur) e da Cultura (Secma). A iniciativa reforça a posição do São João como a principal manifestação cultural maranhense no cenário nacional de festas. O objetivo é impulsionar o turismo no Maranhão, aumentando o fluxo de visitantes durante os festejos juninos.