quarta-feira, 20 maio, 2026
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos
Edcícero
Arte TS
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
Edcícero
No Result
View All Result
Home DESTAQUE

Inscrições para seletivo da Faculdade Estadual PIT encerram no domingo

Ao todo, estão sendo ofertadas 115 vagas totalmente gratuitas para cursos superiores presenciais em Inteligência Artificial

por editor
23 de julho de 2025
em DESTAQUE, EDUCAÇÃO

Esta é a última semana de inscrições para o primeiro processo seletivo de cursos superiores presenciais em Inteligência Artificial da Faculdade Estadual Piauí Instituto de Tecnologia (PIT). Os interessados têm até domingo, 27 de julho, para se inscrever. Ao todo, estão sendo ofertadas 115 vagas totalmente gratuitas, em uma iniciativa pioneira no ensino público do Piauí, voltada à formação de profissionais para as demandas tecnológicas do presente e do futuro.

Hub Investe Piauí, sede da Faculdade Estadual Piauí (Foto: Arquivo PIT)

O edital, publicado no dia 8 de julho, contempla duas opções de cursos superiores: o Bacharelado em Inteligência Artificial e o Curso Superior de Tecnologia em Inteligência Artificial. Ambos serão ofertados de forma presencial, no Hub Investe Piauí, em Teresina.

O diretor-presidente da Faculdade Estadual Piauí Instituto de Tecnologia, Cristiano Vargas, chama atenção para os prazos do processo seletivo. “Os candidatos devem acompanhar de perto todas as datas contidas em nosso edital para que não percam os prazos. Esta é a última semana de inscrições e, já na próxima, iniciaremos as etapas seguintes do processo seletivo, como a divulgação da lista preliminar de classificados e, em seguida, a publicação da lista final”, ressalta o gestor.

Seleção

A seleção será feita com base em critérios que valorizam o mérito acadêmico por meio da seleção de medalhistas de olimpíadas científicas, além dos participantes do Enem com nota nos últimos três anos. De acordo com o edital, 50% das vagas são destinadas a estudantes que concluíram o ensino médio em escolas da rede pública estadual do Piauí e os outros 50% para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio na rede pública de ensino e com renda per capita de até 1,5 salários mínimos.

Vagas

Medalhistas em olimpíadas científicas – 50% das vagas são destinadas a estudantes premiados em competições de abrangência nacional ou internacional.

Participantes do Enem – os demais 50% serão preenchidos com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anos 2022, 2023 ou 2024.

Inclusão

O processo seletivo da Faculdade Estadual PIT também se destaca por sua política de inclusão. Das 115 vagas totais, 50% são reservadas para ações afirmativas por lei.

Dessa reserva, 45% das vagas são voltadas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio na rede pública de ensino com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, negros, quilombolas e indígenas, e 10% para PCDs que também tenham renda per capita de até 1,5 salário mínimo.

Além disso, a Faculdade PIT inova mais uma vez, sendo a primeira instituição de ensino superior a reservar 25% das vagas totais a mulheres, promovendo maior representatividade feminina no setor de tecnologia.

Inscrições 100% gratuitas

As inscrições são totalmente gratuitas e podem ser feitas online pelo site www.faculdadepit.com ou presencialmente na sede da Faculdade Estadual PIT, na Av. Miguel Rosa, 2932 – Centro (Sul), das 9h às 17h.

Confira as próximas datas:

Encerramento das inscrições: Domingo, 27 de julho de 2025

Publicação da lista preliminar de classificados: Quarta-feira, 30 de julho de 2025

Prazo para interposição de recursos: Quinta-feira, 31 de julho de 2025

Divulgação da lista final de classificados: Sexta-feira, 1º de agosto de 2025

Período de matrícula institucional: De 4 a 7 de agosto de 2025

Matrícula curricular: Sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Início das aulas: Segunda-feira, 11 de agosto de 2025

 

Leia Também

Veja locais de vacinação de animais neste sábado em Teresina
DESTAQUE

Teresina imuniza mais de 125,3 mil cães e gatos contra a raiva

Fraude no INSS: AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados
DESTAQUE

AGU diz ao Supremo que Lei da Dosimetria é inconstitucional

Deputados pedem investigação sobre relação entre Vorcaro e Flávio
DESTAQUE

Flávio Bolsonaro confirma encontro com Daniel Vorcaro após prisão do banqueiro

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Layana
Pousada

Contatos

E-mail: redacao@edcicero.com.br

Whatsapp: 86 99819-3386

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas