quarta-feira, 16 setembro, 2026
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos
Edcícero
Arte TS
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
Edcícero
No Result
View All Result
Home DESTAQUE

Governador Rafael Fonteles defende avanço da industrialização do Piauí

AgroForum é um encontro que reúne profissionais e investidores do agronegócio para debater o panorama do setor

por editor
4 de novembro de 2024
em DESTAQUE, PIAUÍ

O governador Rafael Fonteles defendeu, durante o 5º AgroForum, nesta segunda-feira (4), em São Paulo, que o Piauí é um estado com grandes oportunidades de investimento no agronegócio. O AgroForum é um evento organizado pelo banco BTG Pactual que reúne profissionais e investidores do agronegócio para debater o panorama do setor.

Rafael Fonteles, à direita, em evento da BTG Pactual em São Paulo (Foto: Divulgação)

Em sua fala, Rafael apresentou o panorama da produção agrícola no Piauí, com novas oportunidades a partir da produção irrigada. Segundo ele, as fazendas irrigadas produziram mais de 80 sacas de soja por hectare e a segunda safra de algodão, mais 400 arrobas por hectare em um sistema com muita tecnologia e condições naturais. Outra característica forte é possuir o segundo maior lençol freático  do Brasil fora da Amazônia, o que possibilita a exploração de irrigação.

“Estamos colhendo essa grande expansão do agro no nosso estado, cada vez mais investidores de fora do Piauí se interessando, e estamos de portas abertas, não só com as condições naturais do nosso estado, mas também um ambiente de negócio extremamente facilitador, respeitando a legislação ambiental e social”, defendeu Fonteles.

O governador avança na discussão apresentando os números em relação à prevenção de riscos relacionados à mudanças climáticas e queimadas. “Mesmo nesse ano atípico [com queimadas], nós conseguimos reduzir em mais de 20% as áreas que foram devastadas com queimadas”, conta. Ele defendeu também a repressão firme em relação aos incêndios criminosos. “Punindo exemplarmente, para evitar que outros se incentivem”, afirmou.

Seguindo na linha climática, o governador defendeu a liderança do Piauí e Brasil na questão de transição energética mundial. No Piauí, 100% da energia produzida é de matriz limpa, além de produzir seis vezes a quantidade total da energia que é consumida no estado, demonstrando grande capacidade energética.

Rafael defende ainda um maior investimento na infraestrutura ferroviária e hidroviária no país e cita os avanços no estado com o Intermodal do Parnaíba. “É urgente que o Brasil avance nas pautas de ferrovia e hidrovia. Não é uma tarefa fácil, mas precisamos acreditar para migrar gradativamente desse modal rodoviário para o modal ferroviário e hidroviário, que é muito mais competitivo”, afirmou.

Por fim, o governador Rafael deu destaque aos investimentos na área da educação no estado, ressaltando as escolas de tempo integral e cursos técnicos na área da tecnologia e educação financeira e empreendedorismo para aproveitar os investimentos do setor privado que estão chegando no Piauí. Segundo o governador, esse investimento vai oportunizar o aproveitamento de postos de emprego que estão chegando com a industrialização, em especial na área do agronegócio.

“A economia digital é a terceira frente que o Piauí avança, além da transição energética e do agronegócio, que apesar de ter dado certo, tem muito a crescer, em especial na agroindústria, que é o passo seguinte que queremos avançar”, afirmou.

Sobre o evento

A 5ª edição do AgroForum oferece uma análise das novas oportunidades de crescimento e das tendências mais recentes da indústria. Participaram do evento grandes nomes, como os governadores do Goiás e Mato Grosso do Sul, o presidente do Paraguai, além de empresários consolidados, como Ricardo Faria (Granja Faria), Roberto Sallouti (BTG Pactual), Bernardo Nogueira (Kepler Weber), Rafael Abud (FS Fueling Sustainability), André Esteves dentre outros.

Além do agronegócio, o evento aborda temas como pecuária, agroindústria e provedores de serviços.

 

Leia Também

PM do PI e MA apreendem 200 quilos de drogas em operação em Teresina
DESTAQUE

PM do PI e MA apreendem 200 quilos de drogas em operação em Teresina

Espetáculo do Teatro do Kaos fará temporada no Piauí; veja datas
CULTURA

Espetáculo do Teatro do Kaos fará temporada no Piauí; veja datas

Teresina já investiu cerca de R$ 4 milhões na rede de atendimento à população em situação de rua em 2026
DESTAQUE

Teresina já investiu cerca de R$ 4 milhões na rede de atendimento à população em situação de rua em 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Layana
Pousada

Contatos

E-mail: redacao@edcicero.com.br

Whatsapp: 86 99819-3386

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas