terça-feira, 9 junho, 2026
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos
Edcícero
Arte TS
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
Edcícero
No Result
View All Result
Home MANCHETE

Dengue: veja orientação a quem tomou a vacina do Butantan

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, as doses disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde estão sendo recolhidas até novas recomendações oficiais.

por editor
9 de junho de 2026
em MANCHETE, SAÚDE
Silvio Mendes reunido com a equipe técnica da FMS (Foto: Divulgação/Semcom)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou nesta terça-feira (9) que em Teresina já foram aplicadas 2.312 doses da vacina contra a dengue do Instituto Butantan, que está suspensa pelo Ministério da Saúde. Neste ano, as unidades de saúde da capital notificaram 43 eventos supostamente relacionados ao imunizante. Nenhum caso grave. (Veja abaixo orientações a quem tomou a vacina)

De acordo com a FMS, foram eventos considerados leves, compatíveis com reações já descritas em bula, como prurido (coceira), manchas vermelhas pelo corpo, febre, dor de cabeça e dor muscular.

Até o momento, cerca de 500 mil doses já foram aplicadas em nível nacional. Foram registrados 42 eventos adversos não previstos em bula, dos quais três evoluíram para formas graves. Dois óbitos estão em investigação para verificar se há relação com a vacina.

Monitoramento em Teresina

A Fundação Municipal de Saúde realiza o acompanhamento contínuo dos chamados ESAVI (Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização), cuja notificação é obrigatória. Hoje, a equipe técnica da FMS se reuniu com o prefeito Silvio Mendes, que é médico, para falar do assunto.

Ontem, o Ministério da Saúde anunciou a suspensão da vacinação com o imunizante do Butantan, após o registro de duas mortes relacionadas ao medicamento. Seguindo orientação do Ministério da Saúde, as doses disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da capital estão sendo recolhidas até novas recomendações oficiais.

O Brasil conta atualmente com duas vacinas contra a dengue: a nacional, do Instituto Butantan, suspensa temporariamente, e a vacina da farmacêutica Takeda, do Japão, que segue disponível normalmente para o público de 10 a 14 anos.

Orientações à população

A suspensão é temporária e não significa que a vacina seja insegura. Eventos graves continuam sendo raros. Ainda assim, recomenda-se atenção aos sintomas nos 21 dias após a vacinação.

As pessoas vacinadas devem procurar atendimento caso apresentem sinais de alarme ou qualquer outro sintoma incomum.

De acordo com Emanuelle Dias, coordenadora de vacina da FMS, a suspensão da vacina do Butantan deve ser vista como uma demonstração de responsabilidade do sistema de vigilância sanitária. “Teresina segue todas as orientações técnicas do Ministério da Saúde, garantindo que a população esteja protegida e informada”, finalizou.

 

Leia Também

PRF define pontos das rodovias com fiscalização reforçada no feriadão
MANCHETE

Piauí: PRF registra redução de acidentes e mortes no feriadão

Ministério da Saúde suspende vacina contra dengue do Instituto Butantan
DESTAQUE

Ministério da Saúde suspende vacina contra dengue do Instituto Butantan

Copa: com lesão grave, Wesley é cortado e Éderson é convocado
COPA DO MUNDO

Copa: com lesão grave, Wesley é cortado e Éderson é convocado

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Layana
Pousada

Contatos

E-mail: redacao@edcicero.com.br

Whatsapp: 86 99819-3386

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas