
A tradicional Festa de São Marçal 2026 promete, mais uma vez, transformar o bairro do João Paulo, em São Luís (MA), em um dos maiores palcos da cultura popular maranhense. Realizada no dia 30 de junho, a celebração marca o encerramento simbólico do ciclo junino na capital e reúne milhares de brincantes, devotos e admiradores do bumba meu boi do sotaque de matraca.
A festa ocupa a Avenida São Marçal, ao longo de todo o dia, em uma intensa programação de cortejos, toadas e apresentações que transformam o espaço urbano em uma grande arena cultural a céu aberto. A manifestação é considerada uma das mais emblemáticas do calendário cultural do Maranhão.
A celebração também possui dimensão religiosa, sendo dedicada a São Marçal, figura reverenciada na tradição popular e associada à proteção dos brincantes e ao encerramento das festividades juninas. Ao longo do dia, diferentes grupos percorrem o trajeto tradicional em um encontro marcado pela fé, pela música e pela valorização das identidades culturais do estado.
O evento conta com apoio do governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), que atua no fortalecimento, organização e valorização das manifestações do ciclo junino, reforçando o compromisso com a preservação do patrimônio imaterial maranhense.
O secretário estadual da Cultura, Abimael Berredo, destacou a importância da celebração no calendário cultural do estado.
“A Festa de São Marçal é um dos grandes momentos do nosso ciclo junino, porque dezenas de batalhões se encontram para reverenciar o padroeiro dos brincantes de bumba meu boi, nesse evento que reúne de forma única a fé, a tradição e a força do bumba boi. O Governo do Estado tem orgulho de apoiar e fortalecer essa tradição que perpassa o tempo”, afirmou.
A programação deve reunir um grande público durante todo o dia, consolidando o bairro do João Paulo como um dos principais territórios da cultura popular da capital maranhense e reafirmando a Festa de São Marçal como uma das mais importantes manifestações culturais do estado.
Estão sendo esperados cerca de 30 grupos. Segundo a coordenação da festa, a passagem deles na avenida é por ordem de chegada e começa às 5 da manhã, com encerramento por volta de 23h.
Em sua 99ª edição, a Festa de São Marçal é uma iniciativa espontânea dos grupos.
Embora a Festa de São Marçal seja tradicionalmente a que encerra o período junino no Maranhão, o encerramento do maior São João do Brasil será apenas no dia 12 de julho, com apresentações em diversos arraiais da ilha, como o Caminhos da Cultura, na Praia Grande.




