sábado, 11 abril, 2026
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos
Edcícero
Arte TS
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
Edcícero
No Result
View All Result
Home DESTAQUE

Manutenção da ETA Sul deixará 80% de Teresina sem água nas torneiras no próximo domingo

A suspensão no fornecimento será das 8h à meia-noite, segundo a empresa Águas de Teresina

por editor
31 de julho de 2025
em DESTAQUE, PIAUÍ

A Águas de Teresina vai realizar no próximo domingo (3) uma parada programada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Sul, das 9h à meia-noite, como parte do Plano B-R-O bró 2025. A intervenção irá afetar o abastecimento em regiões das zonas Centro, Leste, Sul, Sudeste e parte da zona Norte de Teresina. Com isso, 80% da capital piauiense ficará sem água tratada.

ETA da zona Sul de Teresina (Foto: Divulgação)
ETA da zona Sul de Teresina (Foto: Divulgação)

Com a chegada do B-R-O bró, o consumo de água em Teresina pode crescer até 30%. Para garantir a regularidade do abastecimento, a empresa antecipa e intensifica ações estruturantes.

“Essa é uma das operações mais estratégicas do ano. A ETA Sul é responsável por cerca de 80% do abastecimento da cidade, com uma produção mensal que ultrapassa os 7 bilhões de litros de água. Isso representa cerca de 15 milhões de caixas d’água de 500 litros abastecendo toda a zona urbana”, disse Gabriela Coutinho, diretora-executiva da Águas de Teresina.

Durante a parada, mais de 50 colaboradores das equipes técnicas dos setores de Serviços e Tratamento irão realizar uma série de melhorias essenciais para o bom desempenho do sistema.

Entre os destaques da intervenção estão:

Manutenção no transformador reserva da ETA Sul, para ampliar a segurança energética da estação;

Limpeza de dois tanques de Decantação, que são responsáveis pela separação as partículas sólidas presentes na água;

Modernização dos registros do Sistema de Bombeamento, para aumentar a confiabilidade operacional e evitar futuras interrupções no fornecimento.

Além disso, será realizada a troca de 150 metros de rede na Vila da Paz, que vai solucionar uma demanda histórica da região. “Essa obra vai beneficiar diretamente mais de 55 mil famílias, eliminando perdas e reduzindo a necessidade de reparos frequentes”, acrescenta João Igor, gerente de operações da Águas de Teresina.

Durante a parada, a Águas de Teresina orienta aos moradores das regiões afetadas a reservarem água com antecedência e adotarem uso consciente durante o período da manutenção.

Plano B-R-O Bró

O Plano B-R-O bró 2025 é um conjunto de ações preventivas e investimentos que visam assegurar a segurança hídrica de Teresina entre os meses de setembro e dezembro, período em que a cidade enfrenta altas temperaturas e maior demanda por água.

Neste ano, devido à previsão de uma estiagem mais intensa, o plano foi antecipado, com ações iniciadas ainda em junho. Desde então, já foram realizadas nas seguintes estações:

EEAT Petrônio Portela, com geofonamento e sondagens para prevenção de vazamentos;

EEAT Dirceu, com instalação de bomba de drenagem e verificação do sistema de descargas;

ETA Norte, com obras para interligação de poços e melhorias eletromecânicas na estrutura de acionamento.

Todas as intervenções são cuidadosamente planejadas para ocorrer com segurança, eficiência e o menor impacto possível à população.

A Águas de Teresina segue à disposição 24 horas por dia para atendimento e esclarecimentos, por meio do 0800 223 2000, que funciona para ligação e WhatsApp.

 

Leia Também

Polícia cumpre mandados contra influenciadoras por jogos ilegais
DESTAQUE

Polícia cumpre mandados contra influenciadoras por jogos ilegais

ONU promove campanha contra violência de gênero
DESTAQUE

Saiba quais são as novas leis que ampliam a proteção às mulheres

PCPI: 37 mil fazem hoje provas do concurso; são 416 vagas
DESTAQUE

Operação integrada cumpre 62 ordens judiciais contra organização criminosa no Piauí e Maranhão

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Layana
Pousada

Contatos

E-mail: redacao@edcicero.com.br

Whatsapp: 86 99819-3386

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas