terça-feira, 19 maio, 2026
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos
Edcícero
Arte TS
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
Edcícero
No Result
View All Result
Home CULTURA

Escola de Dança Lenir Argento comemora 40 anos de existência

A escola realiza o Festejo Dança Lenir, com intensa programação que celebra a trajetória e o futuro da instituição

por editor
9 de outubro de 2025
em CULTURA, DESTAQUE

A Escola Estadual de Dança Lenir Argento celebra, em 2025, seus 40 anos de dedicação à formação artística no Piauí. Fundada em 26 de setembro de 1985, a instituição, liga à Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PI), reafirma seu papel essencial na formação de artistas, educadores e coreógrafos que integram a cena cultural piauiense e nacional.

Alunos da Escola de Dança no adro da Igreja São Benedito em Teresina (Foto: Anna Júlia Melo)

“A Escola de Dança Lenir Argento é um símbolo da força da cultura piauiense e do compromisso do Governo do Estado com a formação artística. Celebrar 40 anos dessa instituição é reconhecer a importância da arte na transformação de vidas, na educação e no fortalecimento da nossa identidade cultural. A Secult tem orgulho de apoiar uma escola que forma gerações de artistas e que mantém viva a tradição e a inovação da dança no Piauí”, destacou o secretário estadual da Cultura, Rodrigo Amorim.

Com cerca de 750 estudantes matriculados, a Escola Lenir Argento é reconhecida em todo o país como uma referência no ensino público de dança, pautando sua atuação no compromisso com a arte, a educação e a valorização da diversidade de corpos, expressões e linguagens. Localizada na Central de Artesanato Mestre Dezinho, em Teresina, a escola dispõe de uma estrutura moderna e acolhedora, voltada à formação integral de artistas.

Sob a direção de Datan Izaká, a instituição desenvolve uma proposta pedagógica multidisciplinar, articulando técnica, criação e reflexão crítica sobre o fazer artístico. A formação é organizada em quatro eixos; Dança Infância, Pré-Acelera, Acelera e Cursos Livres, abrangendo estudantes de diferentes faixas etárias, desde crianças até pessoas idosas. O currículo contempla múltiplas linguagens, como balé clássico, danças contemporâneas, danças afro-brasileiras, danças urbanas e dança para a melhor idade, promovendo um aprendizado plural e acessível.

“Chegar aos 40 anos é um marco que reflete a trajetória de muitas pessoas dedicadas à arte da dança. A Lenir Argento é um espaço de formação, criação e diversidade, onde diferentes corpos e histórias se encontram. Mais do que ensinar técnica, a escola inspira transformação e pertencimento. Essa celebração é também um agradecimento a todos os alunos, professores e colaboradores que constroem diariamente a história da dança no Piauí”, comentou o diretor Datan Izaká.

Ao longo de suas quatro décadas, a Escola Lenir Argento também tem se destacado pela atuação na formação e qualificação docente em dança, oferecendo cursos e oficinas voltados a professores e coreógrafos, fortalecendo a cadeia produtiva e educacional da dança no estado.

Festejo Dança Lenir – 40 anos de história

Como parte das comemorações de seus 40 anos, a escola está realizando o Festejo Dança Lenir, uma intensa programação artística que celebra a trajetória e o futuro da instituição. O evento começou dia 7, terça-feira.

Na última terça-feira (8), o Cortejo da Lenir reuniu alunos e alunas da escola em um percurso festivo da Central de Artesanato Mestre Dezinho até o Adro da Igreja São Benedito, com música ao vivo e participação de um mini trio. A noite terminou com o tradicional corte do bolo comemorativo, na Central de Artesanato.

A programação segue até sexta-feira (10), sempre às 17h, com apresentações na Central de Artesanato Mestre Dezinho. Ainda em outubro, o Festejo da Lenir recebe, no dia 18, às 19h, o espetáculo “Isso é Segredo”, de Ireno Júnior, e no dia 25, “Meu Piauí eu não deixo não”, da Cia Tudo É Dança. Em novembro, novas atividades artísticas darão continuidade às celebrações.

Encerrando o ano letivo, a escola apresentará, em dezembro, o espetáculo “Feira de Mangaio”, no Teatro 4 de Setembro, reunindo o talento e a dedicação dos mais de 700 alunos e alunas. A apresentação simboliza o compromisso contínuo da Escola Estadual de Dança Lenir Argento com a arte, a formação e a valorização da dança no Piauí.

 

Leia Também

Enem 2025: 23 mil estudantes piauienses terão transporte gratuito nos dias da prova
DESTAQUE

Enem terá inscrição automática para alunos do 3º ano da rede pública

Neymar, vitória da Argentina, Alemanha e Espanha no domingo
DESTAQUE

Atacante Neymar Jr será um reserva de luxo na Copa do Mundo?

Greve: ônibus que interditar rua pode pegar multa de R$ 5,8 mil
DESTAQUE

Greve: ônibus que interditar rua pode pegar multa de R$ 5,8 mil

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Layana
Pousada

Contatos

E-mail: redacao@edcicero.com.br

Whatsapp: 86 99819-3386

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas