segunda-feira, 8 junho, 2026
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos
Edcícero
Arte TS
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
Edcícero
No Result
View All Result
Home DESTAQUE

Dez bebês nascem em maternidades municipais de Teresina no primeiro dia de 2026

Os nascimentos foram registrados nas maternidades dos bairros Dirceu Arcoverde, Promorar, Satélite e Buenos Aires

por editor
1 de janeiro de 2026
em DESTAQUE, PIAUÍ, SAÚDE
Maternidade municipal de Teresina (Foto: Divulgação)

O início de 2026 foi marcado por emoção e esperança para sete famílias em Teresina. No dia 1º de janeiro, 10 mulheres deram à luz em maternidades da rede municipal, localizadas nos bairros Dirceu Arcoverde (zona Sudeste), Promorar (Sul), Satélite (Lester) e Buenos Aires (Norte). Entre os nascimentos, quatro ocorreram por meio de parto normal humanizado, com técnicas voltadas para o bem-estar da mãe e do bebê. Os dados foram divulgados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A presidente da FMS, Leopoldina Cipriano, ressaltou o impacto que cada nascimento traz para a vida das famílias. “O nascimento de uma criança representa o início de uma nova etapa para todos ao redor. Surge uma mãe, um pai, avós e irmãos. É um momento de profunda transformação, e nossas maternidades seguem as diretrizes do Ministério da Saúde para garantir acolhimento e cuidado humanizado”.

A diretora da Maternidade do Satélite, Francina Amorim, destacou a relevância do acompanhamento pré-natal realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Quando a gestante cumpre o pré-natal de forma adequada, o parto tende a ser mais seguro. O Ministério da Saúde recomenda pelo menos sete consultas, o que contribui para reduzir riscos como mortalidade materna e complicações durante a gestação”.

A diretora da Maternidade do Promorar, Socorro Oliveira, também reforçou o incentivo ao aleitamento materno nas maternidades municipais. “A amamentação é essencial para o desenvolvimento da criança. Desde o pré-natal, as mães recebem orientações e, nas maternidades, contam com salas de apoio que oferecem acompanhamento especializado e até doação de leite. Estudos comprovam que o leite materno fortalece a imunidade, favorece o crescimento saudável e pode até influenciar positivamente na capacidade cognitiva da criança”.

Atualmente, a Prefeitura de Teresina, por meio da FMS, mantém quatro maternidades em funcionamento: Dirceu, Satélite, Buenos Aires e Promorar.

 

Leia Também

Sítio Arqueológico Serra do Letreiro fortalece potencial histórico e turístico de Santa Cruz dos Milagres
DESTAQUE

Sítio Arqueológico Serra do Letreiro fortalece potencial histórico e turístico de Santa Cruz dos Milagres

Ministério da Saúde suspende vacina contra a dengue do Butantan
MANCHETE

Ministério da Saúde suspende vacina contra a dengue do Butantan

Veja o que rolou até agora no 20° Festival de Inverno de Pedro II; fotos
CULTURA

Veja o que rolou até agora no 20° Festival de Inverno de Pedro II; fotos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Layana
Pousada

Contatos

E-mail: redacao@edcicero.com.br

Whatsapp: 86 99819-3386

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas