SAÚDE

FMS de Teresina abre novos postos de vacinação e de testagem de covid-19

Os novos postos de aplicação das doses da vacina, juntamente com o do Teresina Shopping, vão funcionar até sexta-feira.
FMS abre novos postos de vacinação em Teresina (Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina abre mais quatro pontos de vacinação contra covid-19 nesta quarta-feira (27). Eles vão funcionar Maternidade Wall Ferraz (Sudeste), Hospital do Promorar (Sul), Hospital do Satélite (Leste) e no Cerest, que é exclusivo para os trabalhadores da saúde.

O posto do Cesrest funcionará apenas pela manhã e os demais nos dois turnos. Ao todo, cinco pontos vacinarão contra o novo coronavírus até o dia 29 de dezembro de 2023, incluindo o Teresina Shopping.

Estão abertos também, em Teresina, três locais para realização de teste covid: ambulatórios do Hospital do Dirceu, Promorar e da Primavera. A população com sintomas leves pode procurar estes locais e para casos graves da doença, devem se dirigir as urgências dos hospitais ou UPAs municipais.

Todo o planejamento de funcionamento da rede pública municipal de saúde para atender casos de covid, em Teresina, é realizado tendo como base os números de positivados na cidade e avaliado, diariamente, e ajustado conforme a necessidade, diz Walfrido Salmito, diretor de Vigilância em Saúde da FMS.

As urgências e emergências dos hospitais públicos municipais de Teresina estão funcionando normalmente no período de 26 de dezembro de 2023 a 1º de janeiro de 2024. O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), por serem serviços de urgência e emergência, também estão com funcionamento 24 horas. Já as maternidades da rede municipal funcionam normalmente para internações.

A Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS-DVS reforça as recomendações do uso de máscaras nas unidades de saúde e locais fechados bem como a atualização da caderneta de vacinação. A higiene das mãos com águia e sabão ou com álcool em gel também deve ser realizada.

 

Deixe uma resposta