O governador do Piauí, Rafael Fonteles, entregou mais uma estrutura importante no processo de modernização do Metrô de Teresina, o maior investimento em mobilidade urbana já realizado na capital. O chefe do Executivo piauiense inaugurou, nesta segunda-feira (14), a Estação Itararé, localizada na zona sudeste da cidade.

A nova estrutura faz parte da primeira etapa do projeto de modernização. Além da estação, a obra também contempla a revitalização da estação e a entrega do trecho ferroviário entre os bairros Itararé e Dirceu II. No total, estão sendo investidos R$ 193 milhões nesta fase, por meio de convênio entre a Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans) e o Ministério das Cidades, com recursos da Caixa Econômica Federal e contrapartida do governo do estado. O transporte no metrô é gratuito, com tarifa zero.
A nova estação foi construída do zero, com estrutura moderna e acessível, projetada para ampliar a capacidade de atendimento da linha férrea e oferecer mais conforto aos usuários. Além da Itararé, outras estações já estão em fase avançada de revitalização. O plano inclui também a duplicação da linha férrea, aquisição de novos trens e a expansão do serviço para outras zonas da capital, consolidando um novo padrão de mobilidade urbana em Teresina.
Durante a inauguração, o governador destacou que essa é apenas uma das fases da primeira etapa do projeto, que visa transformar a mobilidade urbana da capital.
“O nosso metrô vai multiplicar por 10 a capacidade de transporte de passageiros. É um transporte rápido, gratuito e confortável. Um direito do cidadão, que também representa economia no bolso e mais circulação no comércio. Já entregamos a Estação do Colorado e vamos entregar, em breve, a do bairro Todos os Santos, além de outras estações intermediárias. Essa é uma revolução no transporte público de Teresina”, afirmou Rafael Fonteles.
O secretário dos Transportes, Jonas Moura, explicou que a Estação Itararé foi totalmente reconstruída. “É uma estação nova, moderna, com acessibilidade e dentro de todos os padrões para o VLT. Estamos investindo aqui quase R$ 10 milhões, considerando a estação e dois quilômetros de trilhos. A meta é saltar de 3.500 para 12 mil usuários. É uma obra muito esperada e agora os primeiros passos estão sendo dados”, declarou o gestor.
Para o presidente da Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí, Wilson Martins, o terminal representa uma nova fase no sistema ferroviário da capital. “É uma estação moderníssima, adequada ao nosso clima, pensada para atender à demanda pelos próximos 10 anos. É o início de um projeto maior que inclui duplicação da linha e aquisição de novos trens, com mais segurança e conforto para os usuários”, disse o gestor.




