sexta-feira, 7 agosto, 2026
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos
Edcícero
Arte TS
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
Edcícero
No Result
View All Result
Home DESTAQUE

Campanha Nacional de Multivacinação começa na segunda, dia 3 de agosto; veja público

A mobilização segue até 1º de setembro, tendo como ponto alto o Dia D de Mobilização Nacional, que será em 22 de agosto

por editor
1 de agosto de 2026
em DESTAQUE, SAÚDE

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) inicia, no próximo dia 3 de agosto, a Campanha de Multivacinação 2026, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A mobilização segue até 1º de setembro, tendo como ponto alto o Dia D de Mobilização Nacional, que será realizado no sábado, 22 de agosto.

A campanha busca resgatar crianças e adolescentes que ainda não foram vacinados ou que possuem esquemas vacinais incompletos ou em atraso, ampliando o acesso às vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação. A iniciativa também tem como objetivo aumentar as coberturas vacinais e reduzir os chamados bolsões de não vacinados, fortalecendo a proteção coletiva contra doenças imunopreveníveis.

“Durante o período da campanha, pais e responsáveis devem levar seus filhos a uma Unidade Básica de Saúde (UBS). É importante apresentar a caderneta de vacinação, caso a possuam, além do CPF ou do Cartão SUS da criança ou adolescente. Mesmo quem não encontrar a caderneta deve procurar uma UBS para que a situação vacinal seja verificada”, explica Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS.

Os profissionais de saúde irão avaliar a situação vacinal e aplicar as doses necessárias conforme a faixa etária e as recomendações do Calendário Nacional de Vacinação. Estarão disponíveis imunizantes que protegem contra diversas doenças, como difteria, tétano, coqueluche, hepatites A e B, poliomielite, tuberculose (BCG), rotavírus, pneumonias, meningites, influenza (gripe), covid-19, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela (catapora), HPV, dengue, entre outras doenças imunopreveníveis.

Manter a vacinação em dia é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças, evitar surtos e proteger não apenas crianças e adolescentes, mas toda a comunidade. Embora a campanha tenha como público-alvo menores de 15 anos, a FMS orienta que os adultos também aproveitem a ida às unidades de saúde para verificar sua situação vacinal. Pais, gestantes, idosos e demais usuários podem apresentar sua caderneta de vacinação para que os profissionais avaliem a necessidade de atualização das doses recomendadas.

A campanha é uma ação de intensificação da vacinação de rotina e faz parte dos esforços do Ministério da Saúde e dos municípios para ampliar as coberturas vacinais e garantir que a população esteja protegida contra doenças preveníveis por vacinação.

 

Leia Também

DESTAQUE

Saiba quando será o recesso de fim de ano para servidores públicos

Mutirão de limpeza contra dengue deste sábado será no bairro Pio XII
DESTAQUE

Mutirão de limpeza contra dengue deste sábado será no bairro Pio XII

Campanha de Multivacinação em Teresina será aberta no sábado; veja locais de aplicação
DESTAQUE

Campanha de Multivacinação em Teresina será aberta no sábado; veja locais de aplicação

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Layana
Pousada

Contatos

E-mail: redacao@edcicero.com.br

Whatsapp: 86 99819-3386

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas