domingo, 8 março, 2026
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos
Edcícero
Arte TS
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
Edcícero
No Result
View All Result
Home GENÉSIO JR.

As potências médias mundiais e a eleição presidencial

Quem poderia imaginar que viria deste senhor uma fala tão importante?

por editor
25 de janeiro de 2026
em GENÉSIO JR.

Brasília (DF) – O Brasil está um rebuliço só! Se fala muito dos caminhos do Governo Lula 3 neste início de ano, as posições presidenciais sobre a cena nacional e internacional, se fala, muito entre os poderosos e as camadas sociais médias sobre o caso do Banco Master, sobre como os poderes se movimentaram neste janeiro, sobre os desempenhos do mercado financeiro em meio a imprevisibilidades e avanços, como os estrangeiros estão atentos ao Brasil. Se fala, também, como está a clara pré-campanha dos que vão concorrer nas eleições presidenciais, assim como o bolsonarismo se reinventa após as condenações de seu líder, enfim muito se fala neste impressionante janeiro de 2026.

Nessa semana em que os fundadores dos BRICS, como China, Brasil, Índia e Rússia se ausentaram do Fórum Econômico de Davos, lá nos alpes suíços, em que se esperava que Donald Trump iria fazer e acontecer, a história vai registrar, sim, o discurso do Primeiro Ministro do Canadá, Mark Carney. Quem poderia imaginar que viria deste senhor uma fala tão importante?  Acredito, não só um marco para o Mundo Ocidental, mas como pauta de assuntos de nossa eleição presidencial.

Diz ele, em determinado momento:

“As instituições multilaterais nas quais as potências médias se apoiavam – a OMC, a ONU, a COP – a própria arquitetura da resolução coletiva de problemas estão ameaçadas. E, como resultado, muitos países estão chegando à mesma conclusão: precisam desenvolver maior autonomia estratégica em energia, alimentos, minerais críticos, finanças e cadeias de suprimentos.

E esse impulso é compreensível. Um país que não consegue se alimentar, se abastecer ou se defender tem poucas opções. Quando as regras deixam de protegê-lo, ele precisa se proteger.

Mas sejamos realistas quanto às consequências disso”.

As consequências são duras e exigem escolhas nada fáceis. Aqui no Brasil isso precisa ser avaliado por governistas, oposicionistas e centristas.

“Argumento que as potências médias devem agir em conjunto, pois, se não estivermos à mesa de negociações, estaremos no cardápio.”, disse o PM do Canadá.

Antes, ele disse que “um país que não consegue se alimentar, se abastecer ou se defender tem poucas opções.”. Nesta semana, Lula, em conversa com o líder chinês Xi Jinping ouviu dele que os países latino americanos poderiam contar com a China. Ora bolas! Não podemos sair do inferno e entrar na caldeira.

A eleição presidencial no lugar que ficar parada em frente demandas que ainda vem da disputa de 2022, deve mirar nosso papel nesse grande jogo que coisa nada pequena. O Brasil é uma das potências médias dita do Carney. Temos que nos organizar para atrair mais investimentos estrangeiros, aproveitarmos a redução dos juros neste momento de queda do dólar.

Este ano de 2026 deve ter na campanha presidencial discussão sobre qual o nosso papel no jogo geopolítico, que teve as cartas embaralhadas, mais que isso, roubadas e sujas.

Temos que enfrentar problemas que envolvem, sim, um ajuste fiscal que nos dê mais condições para investimentos estratégicos para ficar o mais independente das grandes potências e mantermos um concerto no novo cenário internacional. É a hora da classe média internacional começar a montar o seu jogo!  O Brasil tem importante papel nisso!

Por Genésio Araújo Jr.

E-mail: políticareal@terra.com.br

 


GENÉSIO ARAÚJO JÚNIOR é jornalista e bacharel em Direito. Há mais de 20 anos atua na imprensa de Brasília, coordenador-editor do site Política Real, empresa que também é gestora dos sites Bancada do Nordeste, Bancada do Norte e Bancada Sulista.

 

Leia Também

Presidente Lula sanciona lei que protege mulheres de violência em bares e shows
GENÉSIO JR.

Em tempo de guerra, às mulheres o que vale são a sobrevivência e a defesa

Fabrício Queiroz é preso em Atibaia, interior de SP
GENÉSIO JR.

MDB de ontem, PSD de hoje!

Por unanimidade, Supremo mantém prisão de suspeitos por morte de Marielle
GENÉSIO JR.

Supremo problema vai virar supremo problema nacional?!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Layana
Pousada

Contatos

E-mail: redacao@edcicero.com.br

Whatsapp: 86 99819-3386

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas