segunda-feira, 13 abril, 2026
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos
Edcícero
Arte TS
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
Edcícero
No Result
View All Result
Home CIDADANIA

Arquidiocese de Teresina divulga programação da Semana Santa 2026

Fiéis são convidados a vivenciar os mistérios centrais da fé cristã; celebrações serão presididas pelo arcebispo Dom Juarez Marques na Catedral Metropolitana

por editor
27 de março de 2026
em CIDADANIA, GERAL
Semana Santa começa neste domingo, 29 de março (Foto: Divulgação)

A Arquidiocese de Teresina divulgou a programação da Semana Santa, que começa no Domingo de Ramos (29) e vai até 5 de abril, Domingo de Páscoa. A programação informa sobre as celebrações presididas pelo arcebispo metropolitano, Dom Juarez Marques, na Catedral Nossa Senhora das Dores, sede da Igreja Católica na capital, localizada na Praça Saraiva.

A programação do Domingo de Ramos da Paixão do Senhor (29), iniciará às 7h, na Praça da Costa e Silva, com a bênção e saída da procissão até a Igreja Catedral, onde acontecerá a Missa Solene.

O assessor eclesiástico de Comunicação da Arquidiocese, padre Robert Araújo, explica que a liturgia deste dia faz memória da entrada de Jesus em Jerusalém, sendo aclamado pelo povo “Bendito o que vem em nome do Senhor” e “Hosana”.

“Fazendo memória deste acontecimento, realizando este gesto, saindo em procissões com ramos nas mãos, os cristãos testemunham que Jesus é o socorro e a salvação oferecida por Deus”, destaca.

Na Segunda-Feira Santa (30), às 19h, acontece a Missa dos Santos Óleos, conhecida também como Missa do Crisma ou da Unidade. A solene celebração reúne o clero arquidiocesano, juntamente com fiéis e leigos das diversas expressões da Igreja. “Durante a missa, o arcebispo abençoa os óleos dos enfermos e dos catecúmenos, e consagra o óleo da crisma. Estes óleos são utilizados nos sacramentos do batismo, confirmação, unção dos enfermos e nas ordenações de padres e bispos. Na missa Crismal, os sacerdotes, unidos ao bispo, renovam as promessas sacerdotais feitas no dia da ordenação”, explica o sacerdote.

Tríduo Pascal: celebração central da fé cristã

Na Quinta-Feira Santa (2) tem início o Tríduo Pascal com a Missa da Ceia do Senhor, às 18h, seguida de Vigília Eucarística. A Igreja recorda a herança deixada por Jesus aos apóstolos: a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, e o mandamento do amor.

“A partir do gesto que Jesus realiza de lavar os pés dos seus discípulos, Ele ensina a sua Igreja a ser servidora de todos, a se colocar sempre a serviço, para que seja eficaz o anúncio do Evangelho. Por isso, esse gesto é repetido durante a missa, que não termina comumente com a bênção final, mas se estende com o rito de trasladação do Santíssimo Sacramento e adoração eucarística”, externa padre Robert.

O segundo dia do Tríduo Pascal, a Sexta-feira da Paixão (3), é de profundo silêncio e recolhimento espiritual. Às 15h, na Catedral, celebra-se a Paixão do Senhor e, em seguida, os fiéis participam da procissão do Senhor Morto até a Igreja São Benedito.

“Durante a celebração há o beijo da Cruz, um gesto de reconhecimento por tudo que Jesus realizou por nós na Cruz, ‘obediente até a morte e morte de Cruz’ (Fl 2,8). Logo após, a Igreja acompanha o seu Senhor, que padece para salvar a humanidade”, pontua o sacerdote.

No Sábado Santo (4), celebra-se a mãe de todas as vigílias: a Vigília Pascal. “No sábado à noite, reina a esperança de saber que o Senhor vive. Reina o amor de Deus, que sempre vence o pecado, o ódio e a morte. Por meio das leituras bíblicas proclamadas, narra as maravilhas da história do povo de Deus, desde a criação até a salvação dada em Jesus Cristo”, explica. O círio Pascal aceso é símbolo da presença do Cristo ressuscitado no meio de sua Igreja. Às 20h, a comunidade se reúne na Catedral para celebrar a vitória de Cristo sobre as trevas do mundo.

Teresina Ressuscita com Cristo

No Domingo da Ressurreição (5), toda a Arquidiocese se une para o “Teresina Ressuscita com Cristo”, que chega à sua 11ª edição com o tema “Cristo vive e mora entre nós” e lema: “Cristo ressuscitado, vida plena para nós”.

A programação inicia às 16h com a bênção das velas e a procissão luminosa saindo do adro da Igreja São Benedito. A procissão percorrerá a avenida Frei Serafim com destino ao Parque Potycabana, onde será celebrada a Santa Missa Solene de Páscoa, presidida por Dom Juarez Marques e concelebrada pelo clero arquidiocesano.

Confira na íntegra a programação completa das celebrações presididas por Dom Juarez Marques na Catedral de Teresina:

Domingo de Ramos (29/3)

7h – Bênção dos Ramos na Praça da Costa e Silva, seguida de procissão até a Igreja Catedral, onde acontecerá a Missa Solene.

Segunda-Feira Santa e da Unidade (30/03)

19h – Missa dos Santos Óleos.

Tríduo fiscal

Quinta-Feira Santa (2/4)

18h – Missa da Ceia do Senhor seguida de Vigília Eucarística.

Sexta-Feira Santa (3/4)

15h – Celebração da Paixão do Senhor, seguida da Procissão do Senhor Morto até a Igreja de São Benedito.

Sábado Santo (4/4)

20h – Solene Vigília Pascal.

Domingo de Páscoa (5/4)

Teresina Ressuscita com Cristo

16h – Bênção das velas e procissão luminosa no adro da Igreja São Benedito;

Procissão pela Avenida Frei Serafim até o Parque Potycabana;

18h – Santa Missa Solene de Páscoa presidida por Dom Juarez Marques.

 

Leia Também

Peça “Um amor de renúncia” será apresentada em Teresina dias 11 e 12 de abril
AGENDA CULTURAL

Agenda cultural: veja os rolês deste sábado e domingo em Teresina

Feira na Praça, no Centro de Teresina, tem pagode e samba com Grupo 47 Graus neste domingo
CULTURA

Feira na Praça apresenta domingo show do cantor Flávio Moura com o projeto Estação 90

Resultado preliminar dos editais da lei Aldir Blanc contempla mais de 300 projetos
CULTURA

Resultado preliminar dos editais da lei Aldir Blanc contempla mais de 300 projetos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Layana
Pousada

Contatos

E-mail: redacao@edcicero.com.br

Whatsapp: 86 99819-3386

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas