Depois de um dia sem aula por causa da falta de energia no campus de Teresina, a reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) informou, através de nota, que as atividades acadêmicas e administrativas serão retomadas nesta terça-feira (21). A suspensão no fornecimento de energia no local foi provocada por um curto-circuito em um dos setores do campus na madrugada de sábado (18).

O fornecimento de energia no campus Ministro Petrônio Portella, na zona Leste da capital piauiense, foi restabelecido na tarde de sábado pela concessionária Equatorial.
“Durante a tarde de domingo e ao longo desta segunda-feira, as equipes técnicas da Prefeitura Universitária (PREUNI) realizaram inspeções em diversos pontos do campus, verificando a estabilidade da rede elétrica e o comportamento dos equipamentos, após o restabelecimento do fornecimento de energia realizado no sábado, 18 de outubro, por volta das 13h50, com a substituição dos cabos danificados”, diz a nota.
Veja a nota na íntegra:
Nota à comunidade universitária
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) informa que as atividades administrativas e pedagógicas serão retomadas normalmente nesta terça-feira, 21 de outubro, no Campus Ministro Petrônio Portella. Durante a tarde de domingo e ao longo desta segunda-feira, as equipes técnicas da Prefeitura Universitária (PREUNI) realizaram inspeções em diversos pontos do campus, verificando a estabilidade da rede elétrica e o comportamento dos equipamentos, após o restabelecimento do fornecimento de energia realizado no sábado, 18 de outubro, por volta das 13h50, com a substituição dos cabos danificados.
O Datacenter foi restabelecido, e o sistema SIG está em funcionamento, com retomada gradual dos serviços institucionais.
Toda estrutura elétrica da instituição permanece em observação e monitoramento técnico da PREUNI. A substituição definitiva do cabeamento será executada pela empresa responsável, uma vez que o material danificado ainda se encontra dentro do prazo de garantia.
Após reunião com os engenheiros da PREUNI, foi aconselhado que a transferência dos materiais biológicos, que foram emergencialmente transferidos de lugar, seja realizada a partir da próxima terça-feira, 28 de outubro. Caso haja necessidade de utilização das amostras antes dessa data, cada pesquisadora ou pesquisador poderá proceder ao acesso e transporte, observando rigorosamente as condições adequadas de segurança e conservação.
Toda a Administração Superior da UFPI permanece mobilizada e atuando de forma integrada, com foco na segurança, na assistência à comunidade acadêmica e na preservação das atividades essenciais.
A Universidade pede desculpas pelo evento imprevisto e agradece a compreensão e colaboração de toda a comunidade universitária durante o período de instabilidade.
Teresina (PI), 20 de outubro de 2025.
Universidade Federal do Piauí – UFPI




