SAÚDE

Após alta da covid-19, COE recomenda uso de máscaras em ambientes fechados

Medidas reforçam recomendações de higienização, doses de reforço e abertura de novos postos de vacinação.

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) repassou orientação aos municípios com medidas visando a contenção e prevenção de casos de covid-19. As medidas foram tomadas em virtude do crescimento de casos da doença e para prevenir novos casos durante as festividades de fim de ano.

Em suas redes sociais, o governador Rafael Fonteles reforçou as recomendações como higiene básica e reforço de doses contra a covid.

Confira as orientações:

Reforçar as medidas de higienização das mãos, inclusive com álcool 70%;

Qualquer pessoa, acima de 18 anos, atualizar a carteira de vacinação, tomando a 1ª dose da bivalente, caso ainda não tenha tomado;

Idosos, acima de 60 anos, ou imunossuprimidos, que estejam com mais de 6 meses de aplicação da 1ª dose da bivalente, devem tomar a 2ª dose (reforço);

Usar máscaras em ambientes fechados, sendo obrigatório o uso em ambientes hospitalares”.

Outra orientação do COE aos municípios foi a abertura de novos postos de vacinação durante as festividades de fim de ano, a fim de evitar aglomerações e lotação nas UBSs.

Segundo os dados demonstrados na reunião pela Gerência de Vigilância em Saúde, o estado apresentou, na última semana, 115 casos notificados da doença e cinco óbitos. Todas as pessoas tinham comorbidades. Na próxima quarta-feira (3), o Comitê de Operações Emergenciais volta a se reunir para nova avaliação da situação no estado.

 

Deixe uma resposta