domingo, 8 março, 2026
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos
Edcícero
Arte TS
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA
No Result
View All Result
Edcícero
No Result
View All Result
Home PIAUÍ

Piauí tem em agosto menor número de óbitos por covid

por editor
25 de janeiro de 2022
em PIAUÍ
Abril foi o período mais letal na pandemia, com 1.087 mortes, segundo o levantamento da Secretaria da Saúde.

Dados do boletim epidemiológico divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) revelam que agosto tem o menor registro de mortes por covid-19 em 2021 no Piauí, que já teve 6.965 mil perdas até agora. Em 2020, os menores números foram registrados nos meses de março e abril, bem no início da pandemia. De lá para cá, o estado enfrentou uma crescente de casos que entrou em declínio nos últimos dois meses.

O estado fechou o mês de agosto com 110 óbitos, 95 a menos dos registrados em julho, quando foram contabilizados 205 óbitos. E bem abaixo da marca dos meses de março (930), abril (1.087), maio (765) e junho (433). “No mês de agosto registramos três vezes um período de 24 horas sem óbitos. Nos dias 11, 18 e 30 não tivemos vítimas fatais de covid-19 no Piauí”, lembra o secretário Florentino Neto.

Atualmente, o Estado tem o menor número de pessoas internadas, somando os leitos clínicos (94), UTIs (83) e estabilização (7), são apenas 184 pessoas internadas. No pico da pandemia, o Piauí chegou a enfrentar filas de espera por leitos em todas as regiões do estado. O Piauí já tem 310.611pessoas recuperadas da doença, incluindo 22.528 altas médicas.

“Estamos esperançosos e confiantes de que esses números vão continuar caindo, e que o Piauí, bem como o mundo logo estará livre desse vírus. Devemos ficar em alerta, e nos lembrarmos que é necessário continuar seguindo protocolos, como uso de máscara e evitar aglomerações até que o índice da população imunizada seja ainda maior”, disse Florentino Neto, secretário de Saúde.

Vacinação

O Piauí vacinou 2.827.048, sendo que 1.937.943 pessoas tomaram a primeira dose e 889.105  (D1 e DU) já completaram o esquema vacinal e tomaram as duas doses da vacina.

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, aponta que “a agilidade logística adotada no Piauí para  distribuir as doses para os municípios em menos de 24h” tem contribuído com ampliação da vacinação do estado.

Além disso, Florentino Neto destaca o empenho dos municípios e dos profissionais de saúde para garantir o acesso da população às vacinas. O gestor afirma que “só com a vacina poderemos sair dessa situação”.

Variante Delta

A Sesapi está investigando o caso de um homem suspeito de  infecção pela variante Delta. O paciente de 72 anos está internado na UTI do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, desde o dia 4 de setembro.

De acordo com a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, as informações repassadas pelo hospital é que o homem viajou para São Paulo no dia 12 de agosto e retornou a Picos no dia 24 do mesmo mês.

“No dia 26 de agosto ele apresentou os primeiros sintomas da doença, porém só procurou o hospital no dia três de setembro, onde se encontra internado na UTI. Sabendo que ele era oriundo de uma cidade que há circulação alta da variante Delta, solicitamos a unidade de saúde amostras para realização do sequenciamento genético”, disse a coordenadora.

A amostra para sequenciamento genético do paciente será enviada para a FioCruz, no Rio de Janeiro, para a detecção de qual cepa o homem foi infectado. “Como ele apresentou uma carga viral abaixo de 25, fizemos a solicitação de sequenciamento para a FioCruz e estamos preparando o material para envio”, informou.

O homem de 72 anos viajou de São Paulo para Picos por meio de um ônibus clandestino, o que está dificultando o rastreio dos demais passageiros, pelas Vigilâncias de Picos e da Sesapi. “Pedimos às pessoas que estavam neste ônibus, que procurem as secretarias de seus municípios, para que possamos fazer o monitoramento de todos os contatos. Nós estamos trabalhando em conjunto com a secretaria de Saúde de Picos, para encontrar a empresa de transporte e tentar localizar o maior número de passageiros possível”, lembrou Amélia Costa.

 

Leia Também

TJ-PI fará nesta semana 300 audiências de casos de agressão à mulher
MANCHETE

Piauí lança na 2ª campanha para combater violência às mulheres

Excesso de chuva atrasa colheita da soja na região sul do Piauí e preocupa produtores
DESTAQUE

Excesso de chuva atrasa colheita da soja na região sul do Piauí e preocupa produtores

STJ confirma exigência de exame toxicológico para renovar CNH
CIDADANIA

Brasil na Rua vai oferecer mais 100 serviços gratuitos em Teresina

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Layana
Pousada

Contatos

E-mail: redacao@edcicero.com.br

Whatsapp: 86 99819-3386

  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Contatos

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Início
  • AGENDA CULTURAL
  • ECONOMIA
  • EDUCAÇÃO
  • FOTOS
  • MARANHÃO
  • NOTÍCIAS
  • PIAUÍ
  • POLÍTICA
  • SAÚDE
  • TERESINA

© 2024 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas