O documento do colegiado foi encaminhado aos partidos políticos, com recomendações aos candidatos nas eleições municipais de 2020.
EDNALDO CÍCERO FREITAS jornalista redacao@edcicero.com.br
A Rede de Controle da Gestão Pública do Estado do Piauí encaminhou aos partidos políticos uma carta com recomendações aos candidatos nas eleições municipais de 2020. O documento trata do combate à corrupção, transparência, eficiência nos serviços públicos e pede prioridade na nomeação de servidores para cargos de chefia e assessoramento.
Segundo a carta, é importante “adotar os mecanismos de prevenção e combate a fraude e corrupção e valorizar princípios de integridade, controle e participação, fundamentais para a boa gestão de recursos públicos”.
O documento defende ainda o desenvolvimento de ações “relacionadas ao direito à cidade e à gestão municipal, por meio da construção de cidades mais sustentáveis, resilientes, inclusivas e promotoras do bem-estar social”, além de “promover a cultura da transparência e divulgação das informações, utilizando-se especialmente dos meios da tecnologia da informação”.
A Rede de Controle é uma iniciativa que reúne 16 órgãos e instituições públicas federais e estaduais que atuam na fiscalização das leis e no controle dos recursos públicos.