
A segunda edição do projeto “Vem Pra Saraiva”, realizada neste domingo (13), movimentou a Praça Saraiva, no Centro de Teresina, com exposição e venda de produtos variados – roupas, mudas de plantas, artesanato, entre outros -, além de gastronomia, música e ações de cidadania.
O evento é promovido pela Prefeitura de Teresina, com o objetivo de revitalizar o centro da capital piauiense. A feirinha reuniu famílias, artistas e empreendedores, que lotaram o espeço.
“É emocionante ver a Praça Saraiva viva, pulsando com a energia das famílias, das crianças e dos artistas da nossa cidade. O Vem Pra Saraiva é uma política de ocupação cultural que revitaliza o Centro e cria oportunidades para a economia criativa local”, destacou o prefeito Silvio Mendes, que esteve presente durante a ação.
Além de proporcionar lazer e cultura, o projeto tem gerado oportunidades para pequenos empreendedores, artistas independentes e profissionais da economia solidária. A movimentação no entorno também aquece o comércio local e fortalece o sentimento de pertencimento dos teresinenses com a cidade.
A próxima edição do Vem Pra Saraiva já está confirmada para o domingo que vem. A expectativa é de que cada encontro fortaleça ainda mais os laços entre a população e os espaços públicos da capital.

Exposição de fuscas
Uma novidade do evento neste domingo foi uma exposição de fuscas, que atraiu muitos curiosos. Esse tipo de veículo não é produzido há décadas pela indústria automobilística e virou de um item de grande valor sentimental para os seus proprietários.
Um dos fuscas expostos na praça foi o “Precioso”, de propriedade de Ayse Suzel. Ela contou que precisou comprar um veículo para trabalhar e inicialmente pensou em uma motocicleta. Foi convencida a adquirir um fusca. Hoje, é a sua paixão.
A jovem contou que fez no fusca a melhor viagem da vida.

“Eu voltei a minha cidade de infância no fusca, peguei a minha mãe/vó, que foi quem me criou, e nós fomos ao interior dela, onde os meus bisavós moravam, de fusca. Foi uma viagem inesquecível, todos adoraram o fusca”.
Ayse Suzel faz parte do Clube do Fusca do Piauí, criado em 2014. O presidente da entidade, Matuzalém Dantas, disse que o clube tem mais de 100 sócios e é o maior do país.
Veja vídeo com Ayse Suzel: