Episcopado ficou marcado pela valorização do protagonismo laical, o fomento de novas vocações, além da criação de paróquias, diaconias e áreas pastorais.

O maranhense Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho chegou à capital do Piauí para assumir a sua mais nova missão no dia 6 de maio de 2012. Designado pelo Papa Bento XVI como o novo arcebispo metropolitano de Teresina, sob o lema “Por Tua Palavra lançarei as redes”, nestes quase 11 anos seu episcopado ficou marcado pela valorização do protagonismo laical, o fomento de novas vocações, além da criação de paróquias, diaconias e áreas pastorais.
Em comunhão com o Papa Francisco, que incentiva a Igreja a estar em permanente estado de saída ao encontro das necessidades das pessoas, Dom Jacinto criou 17 diaconias, 15 áreas pastorais e 12 paróquias. Com tais ações, a Arquidiocese de Teresina buscou responder aos desafios da atualidade, ajudando aqueles que mais necessitam.
Para atender aos novos desafios pastorais, Dom Jacinto ordenou 56 diáconos permanentes a serviço da Igreja particular de Teresina, homens que são chamados para servir a comunidade nos mais diversos espaços eclesiais, através da pregação da Palavra e da atenção aos menos favorecidos. O arcebispo também ordenou 25 padres, preparando-os para viver a sua vocação, desenvolvendo um trabalho de referência na promoção vocacional na Igreja do Piauí.
No âmbito litúrgico, Dom Jacinto Brito reestruturou a Comissão Arquidiocesana de Liturgia, incentivando a criação de setores para o acompanhamento e animação direta dos mais diversos serviços e ministérios. Além disso, foi no seu pastoreio que se estabeleceu a distribuição da Sagrada Comunhão nas espécies do Pão e do Vinho, reforçando a força gestual da Eucaristia em todas as missas realizadas em nossa Igreja Particular.
Além disso, Dom Jacinto priorizou o resgate histórico da Arquidiocese de Teresina com a reestruturação do Setor de Arquivo, além da elaboração da Coleção Sucessores dos Apóstolos e da organização e disponibilização do Guia Arquidiocesano, aproximando dos fiéis as informações eclesiais.
Outras importantes medidas promovidas durante seu episcopado foram a implantação do Tribunal Eclesiástico gratuito, facilitando o acesso dos fiéis à Justiça Canônica, além das criações do Setor Bíblico Arquidiocesano, Capela Universitária São Paulo VI, Associação Padre Pedro Balzi e, mais recentemente, a implantação da Associação dos Médicos Católicos de Teresina.
Entre os eventos arquidiocesanos criados em seu pastoreio, destacam-se a Assembleia do Povo de Deus, Assembleia de Caridade e a procissão do ‘Teresina Ressuscita com Cristo’, que anualmente reúne uma multidão de fiéis para celebrar a Páscoa.
Ao longo destes anos, Dom Jacinto realizou mais de 20 visitas pastorais missionárias em todas as foranias da Arquidiocese de Teresina com o objetivo de conhecer, de forma direta, a realidade de cada paróquia e suas comunidades locais, animando a missão evangelizadora, apoiando e orientando as atividades desenvolvidas no âmbito administrativo e pastoral.