As três universidades públicas do Piauí (UFPI, Uespi e UFDPar) abriram mais de 10,2 mil vagas para serem preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). As inscrições começam nesta sexta-feira (17), exclusivamente para os candidatos que fizeram o Enem 2024.
Veja o total de vagas oferecidas para cada instituição de ensino superior:
UFPI
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) oferece o maior número de vagas no ensino superior no estado, nos dois semestres deste ano, através do Sisu. São 5.304 vagas distribuídas entre 89 cursos de graduação, sendo 87 presenciais e dois na modalidade EaD. Desse total, 2.469 serão destinadas à ampla concorrência e 2.835 às políticas de cotas.
UESPI
Na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), são 3.955 vagas nos dois semestres. De acordo com o edital da instituição, 50% das oportunidades oferecidas são reservadas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública de ensino, com renda per capita de até 1,5 salário mínimo.
A distribuição será da seguinte forma:
Ação Afirmativa 1: 45% para pessoas negras, quilombolas e indígenas que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública de ensino, com renda per capita de até um salário-mínimo e meio;
Ação Afirmativa 2: 10% para pessoas com deficiências que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública de ensino, com renda per capita de até um salário-mínimo e meio;
Ação Afirmativa 3: 45% para pessoas que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública de ensino, com renda per capita de até um salário-mínimo e meio e que não estejam concorrendo na forma das ações Afirmativas 1 e 2.
UFDPar
A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) abriu 1.036 vagas. São 492 vagas para ampla concorrência e 544 vagas para o sistema de cotas. As oportunidades estão distribuídas em doze cursos de graduação. A sede da UFDPar fica em Parnaíba, no litoral do Piauí.
Inscrições
As inscrições para o Sisu começam nesta sexta-feira e seguem até 21 de janeiro. O resultado da chamada regular está previsto para 26 de janeiro, enquanto o período de matrículas acontece de 27 a 31 de janeiro. O prazo para participar da lista de espera vai de 26 a 31 de janeiro.