EDUCAÇÃO

Sisu 2024: UFPI, UFDPar e Uespi terão 10,5 mil vagas

Neste ano, o Sisu terá apenas uma etapa, com vagas para os dois semestres. Inscrições começam dia 22 deste mês.
Campus da Uespi, em Teresina (Foto: Divulgação)

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), começam no dia 22 de janeiro. O programa nacional seleciona alunos para as universidades públicas através da nota do Enem. No Piauí, serão ofertadas mais de 10,5 mil vagas.

A partir deste ano, o Sisu será realizado em apenas uma etapa, com vagas oferecidas para os dois semestres. Nos anos anteriores, havia um processo de seleção para cada período. Somente quem fez o Enem 2023 pode participar.

Outra novidade envolve a Lei de Cotas. Agora, os candidatos serão analisados em duas fases. Na primeira, todos participam da modalidade de ampla concorrência. Na segunda, serão consideradas as oportunidades para cotas.

Veja o número de vagas oferecidas por cada instituição de ensino superior do Piauí.

UFPI: 5.264 vagas

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) é a instituição com maior número de vagas. São 2.452 vagas para ampla concorrência e 2.812 em ações afirmativas. A UFPI tem campus em Teresina e no interior do estado.

UESPI: 4.215 vagas

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) abriu 4.215 vagas em cursos de bacharelado e licenciatura com ingressos nos dois semestres. Serão 2.077 vagas para ampla concorrência e 2.138 para as ações afirmativas. A Uespi tem unidades na capital e interior do estado.

UFDPar: 1.036 vagas

As vagas da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) serão distribuídas em 12 cursos na modalidade presencial. São 492 para ampla concorrência e 544 da Lei de Cotas. A UFDPar tem campus apenas em Parnaíba, no litoral do estado.

Cronograma do Sisu 2024

Inscrição: 22 a 25 de janeiro.

Resultado: 30 de janeiro.

Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro.

Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro.

 

Deixe uma resposta