ECONOMIA

Servidores estaduais do Piauí terão aumento acima de 4,7%

O percentual do aumento será definido após uma reunião na quinta-feira (18) do governo com os representantes do serviço público.

O governador Rafael Fonteles anunciou, nesta segunda-feira (15), que todos os servidores públicos do Piauí vão receber reajuste acima da inflação. O percentual do aumento será definido após uma reunião, marcada para esta quinta-feira (18), com os representantes do serviço público.

O reajuste será linear e acima dos 4,7% registrados pela inflação. O projeto de lei que trata dos novos vencimentos será enviado para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). “O percentual exato de reajuste terá definição com a mesa permanente de negociação com os servidores”, destaca Fonteles.

Os reajustes serão concedidos aos servidores públicos estaduais que estão na ativa, em pleno trabalho, ou inativos, a exemplo dos aposentados. Servidores administrativos, técnicos e demais áreas serão contemplados com o incremento salarial.

No caso da rede estadual de ensino, todos os professores efetivos que trabalham em regime de 40 horas receberão salário acima de R$ 4.630,00, ou seja, acima do piso nacional estabelecido pelo Governo Federal, de R$ 4.420,55.

Mesa de negociação

A mesa de negociação foi criada por meio do decreto estadual nº 22.627/23 e tem como objetivo buscar soluções negociadas para os interesses dos servidores públicos. Entre as pautas, estão o percentual de reajuste linear para os servidores e a criação de uma política permanente de valorização dos profissionais que atuam no serviço público.

A mesa será coordenada pelas Secretarias da Administração (Sead) e das Relações Sociais (Seres). Terão assento permanente nas negociações representantes da Chefia de Gabinete do Governador, das Secretarias da Fazenda, Planejamento, Saúde, Educação e Segurança Pública, além de sindicatos de servidores legalmente constituídos.

 

Deixe uma resposta