O edital permanecerá aberto até que 50 projetos sejam selecionados para o programa, de acordo com a Prefeitura de Teresina.
O Teresina Transforma, plataforma de voluntariado on-line administrada pela Prefeitura, lançou o edital para iniciativas sociais que trabalham com a geração de renda na capital. O edital faz parte do Programa de Empregabilidade e Geração de Renda da plataforma Transforma Brasil e vai selecionar projetos sociais que estejam ligados à geração de renda e que buscam aprimorar seus modelos de atuação.
A coordenadora do Teresina Transforma, Débora Ferraz, explica que o programa vai qualificar lideranças comunitárias e profissionalizar projetos sociais para que tenham sustentabilidade e desenvolvam tecnologias que contribuam para a geração de emprego e empreendedorismo entre os beneficiários do serviço.
“Na próxima semana teremos uma primeira reunião para entender o processo de avaliação, mas o edital explica que ideias, projetos em fase inicial ou negócios de impacto de diferentes personalidades jurídicas já em atividade podem se inscrever”, disse a coordenadora.
De acordo com Débora Ferraz, os projetos serão acompanhados pela equipe do Transforma Brasil, “e receberão formações técnicas especializadas, mentorias e, se necessário, recursos materiais ou financeiros, com a finalidade de promoverem suas tecnologias sociais e compartilhá-las com outros projetos da plataforma”.
O edital permanecerá aberto continuamente até que 50 projetos sejam selecionados. Para participar, o projeto precisa está cadastrado na plataforma do Transforma Brasil, ter ações e atividades focadas em geração de renda, desenvolver atividades que o público alvo esteja na faixa de renda familiar de até três salários mínimos, possuir metodologia de atuação com atividades presencial e on-line.
Depois da seleção, os projetos precisam ter, pelo menos, uma pessoa responsável pelo processo de capacitação e aprendizagem, ter disponibilidade para frequentar as atividades, reuniões de integração e acompanhamento que serão promovidas pelo programa, e participar dos ciclos de capacitação que terá 5 meses de duração.
Para participar do processo seletivo, as iniciativas interessadas deverão preencher o formulário eletrônico disponível no link (https://bit.ly/formularioeducartransforma) e anexar os documentos do Estatuto Social devidamente registrado em cartório, cartão de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo emitido pela Receita Federal, ata de eleição/nomeação da diretoria vigente, CPF e RG do responsável pelo projeto e comprovante de endereço da sede atual da instituição.
A plataforma Teresina Transforma é um projeto criado pela a Associação Incubadora Porto Social, com base em Recife. Em Teresina, é operacionalizada pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), estando ativa desde dezembro de 2019. Para saber como ser um voluntário, como cadastrar seu projeto social ou conhecer mais sobre a articulação, basta acessar o link do projeto.
Semcom