DESTAQUE

Teresina abre matrículas para ensino fundamental e EJA

Prazo vai até a próxima sexta-feira (26), de acordo com as informações da Secretaria Municipal de Educação da capital piauiense.

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) abriu nesta segunda-feira (22) o período de matrículas para o ensino fundamental nas escolas da Prefeitura de Teresina. O prazo vai até a próxima sexta-feira (26).

As matrículas são para o ensino fundamental regular, do 1º ao 9º ano, e para o primeiro semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Este ano, as novas matrículas estão sendo feitas on-line em 155 unidades de ensino. Os interessados devem acessar o Sistema de Gerenciamento de matrícula (Sigma) Online via web no endereço https://sigma.pmt.pi.gov.br/ ou por meio do aplicativo baixado pelo Play Store em smartphones de sistemas Android e App Store para IOS. A lista de escolas e CMEIs que realizarão matrículas on-line via SIGMA está disponível no link do site da Semec.

Na plataforma, o procedimento de matrícula é realizado em duas etapas: os pais de alunos devem realizar a pré-matrícula pelo sistema e posteriormente a gestão escolar de cada unidade avaliará a solicitação e procederá com a Confirmação de Matrícula. Os pais ou responsáveis devem estar cadastrados na plataforma Sigma, com um usuário e senha para entrar no aplicativo. Caso ainda não tenha sido feito, o usuário deve clicar em ‘Primeiro Acesso’, escolher o nível de participação (‘Usuário’ para pais/ responsáveis) e preencher os dados pessoais exigidos. A plataforma possui ainda a sessão ‘Tutoriais’, que mostra o passo a passo de cadastro e uso do sistema.

Veja a documentação exigida: certidão de nascimento de estudante, Cadastro de Pessoa Física (CPF) de estudantes e responsáveis legais, Número de Identificação Social (NIS) de beneficiários do Bolsa Família, fatura de conta de água como comprovante de endereço com Código de Endereçamento Postal (CEP), foto 3×4 atualizada, cartão de vacina atualizado e laudo comprobatório para estudante com deficiência física (no SIGMA, deve ser anexada a versão digitalizada deste documento).

Para efetuar matrículas do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e para a EJA é necessária a apresentação do histórico escolar do estudante como comprovação do nível em que deve ser matriculado.

Confira o edital de Matrículas Escolares com todas as informações no site da Semec.

 

Deixe uma resposta