NOTÍCIAS

Sisu 2024 abre inscrições com mais de 10,5 mil vagas no Piauí

No país, são 264 mil vagas em cursos de graduação de 127 instituições públicas. No Piauí, as vagas são para a UFPI, UFDPar e Uespi.
Campus da UFPI em Teresina (Foto: Divulgação)

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024 começarão nesta segunda-feira (22) e vão até 23h59 de 25 de janeiro. São 264.360 vagas em cursos de nível superior em 127 instituições públicas federais, estaduais e municipais.

No Piauí, são mais de 10,5 mil vagas em duas universidades federais (UFPI e UFDPar) e uma estadual. Neste ano, a Sisu terá edição única, com acesso para os dois semestres.

Como se inscrever

Para concorrer a uma vaga no curso escolhido, o candidato deverá fazer a inscrição gratuitamente diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O acesso ao sistema de inscrição do Sisu é realizado com login e senha para acesso ao portal Gov.br do governo federal.

Podem se inscrever eletronicamente todos que participaram da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que obtiveram nota na prova de redação maior do que zero.

O sistema do Sisu fará a seleção dos estudantes com base na nota obtida na última edição do exame, até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

No ato da inscrição, o candidato preenche um questionário socioeconômico do perfil e escolhe até duas opções de curso, entre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de escolha durante todo o período de inscrições. Mas, a inscrição válida será a última registrada no sistema.

Veja o número de vagas oferecidas por cada instituição de ensino superior do Piauí:

UFPI: 5.264 vagas

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) é a instituição com maior número de vagas. São 2.452 vagas para ampla concorrência e 2.812 em ações afirmativas. A UFPI tem campus em Teresina e no interior do estado.

UESPI: 4.215 vagas

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) abriu 4.215 vagas em cursos de bacharelado e licenciatura com ingressos nos dois semestres. Serão 2.077 vagas para ampla concorrência e 2.138 para as ações afirmativas. A Uespi tem unidades na capital e interior do estado.

UFDPar: 1.036 vagas

As vagas da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) serão distribuídas em 12 cursos na modalidade presencial. São 492 para ampla concorrência e 544 da Lei de Cotas. A UFDPar tem campus apenas em Parnaíba, no litoral do estado.

Da Redação e Agência Brasil

 

Deixe uma resposta