TERESINA

Segunda etapa da vacinação de cães e gatos será neste sábado; veja locais

Os mais de 130 postos espalhados pelas zonas Sul e Sudeste vão funcionar das 8h às 17h.

A segunda etapa da vacinação antirrábica em Teresina vai acontecer neste sábado (9). Serão imunizados os cães e gatos nas zonas Sul e Sudeste da capital, de acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

“Serão 135 postos espalhados por todos os bairros das zonas Sul e Sudeste, das 8h às 17h. Pedimos que todos levem seus cães e gatos, pois assim vocês protegem não apenas os animais como também se protegem”, disse o gerente de Zoonoses da FMS, Élcio Leite.

No primeiro sábado (2) da campanha, foram vacinados 19.547 gatos e 46 mil cães, que correspondem a 77,28% e 75,08% da meta para cada grupo, respectivamente. “Nossa avaliação foi bastante positiva”, disse o gerente.

A transmissão do vírus da raiva em cães e gatos se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordida do cão ou gato. É importante saber que nem toda mordida transmite a raiva. Para haver a transmissão, é necessário que o animal agressor seja portador do vírus na saliva.

A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.

Confira os locais de vacinação nas zonas Sul e Sudeste!

 

Deixe uma resposta