O atendimento vai acontecer nos postos de drive-thru, que funcionam nos terminais de ônibus.
A vacinação contra a covid-19 em Teresina, na primeira semana de 2022, vai acontecer em quatro postos de drive-thru, com atendimento no período das 9h às 17h, segundo o calendário da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Público que será atendido nos postos no período de 3 a 7 de janeiro:
1ª dose (pessoas com 12 anos ou mais);
2ª dose Pfizer (intervalo mínimo de 3 semanas entre as doses 1 e 2) Coronavac e Astrazeneca (intervalo mínimo de 4 semanas entre as doses 1 e 2);
Reforço (respeitando intervalo mínimo de 4 meses após a 2ª dose).
Locais de vacinação
Termina do Livramento (zona Sudeste);
Terminal do Zoobotânico (zona Leste);
Terminal do Buenos Aires (zona Norte);
Terminal do Parque Piauí (zona Sul).
A FMS passou a adotar, desde o dia 21 de dezembro, as novas determinações do Ministério da Saúde para a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19. A principal delas é a redução para quatro meses do intervalo entre reforço e segunda dose, para a população em geral com 18 anos e mais.
A exceção será para gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), que continuam seguindo o intervalo de cinco de meses da dose anterior. Outra mudança será no esquema das pessoas imunossuprimidas, que, após a administração da dose adicional, deverão tomar mais uma dose de reforço (4ª dose) com quatro meses.
As regras são válidas para pessoas que cumpriram seu esquema com as vacinas Coronavac, Astrazeneca e Pfizer. Aqueles que tomaram Janssen seguem com o mesmo esquema já adotado, que é a administração da segunda dose (dose de reforço) com o mesmo imunizante em um intervalo de no mínimo dois meses do esquema primário.




