Além de avaliar qualidade do peixe, é importante observar as condições de armazenamento e higiene do local, alerta Vigilância Sanitária.
Para garantir uma boa compra de pescado durante a Semana Santa com preservação da saúde e segurança alimentar, profissionais da Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS) orientam sobre cuidados básicos para o consumo e manipulação do peixe.
“Em ambientes como feiras, é importante que o consumidor atente para a conservação do peixe. Quando comprado em supermercados, deve ser armazenado sob refrigeração e congelamento até a data de validade do produto. Essa é uma forma de garantir que não haja contaminação do produto”, destaca Larisse Portela, gerente da Vigilância Sanitária.

Ainda segundo a gerente, quando descongelados em microondas ou sob refrigeração, os peixes devem ser preparados diretamente, para evitar qualquer contaminação. Além disso, o alimento nunca deve ser descongelado à temperatura ambiente.
Além de avaliar a qualidade e a forma de armazenamento dos peixes, crustáceos e mariscos, bastante procurados na Semana Santa, a população deve estar atenta à higiene do comércio, observando a limpeza e higienização do local, exposição e armazenamento dos produtos, embalagem e prazo de validade.
“Realizamos fiscalizações durante todo ano e, nessa época do ano, intensificamos nossas ações trabalhando para evitar e reduzir danos à população. Sobretudo, a população tem de compreender que ela também é fiscal, denunciando irregularidades aos órgãos de fiscalização”, completa a gerente do serviço.
O que fazer hora de comprar alimentos
É importante observar:
Estabelecimento:
Local limpo, sem a presença de insetos e lixo, bancada e equipamentos em boas condições de higiene;
Funcionários usando uniformes completos e limpos.
Peixe:
Peixe Fresco: coberto com gelo, guelras avermelhadas, olhos brilhantes e salientes, carne firme e odor próprio (sem cheiro de amônia);
Peixe Congelado: com textura firme e sem sinais de descongelamento, mantido sob refrigeração de congelamento;
Filé de Peixe: embalado e com selo de inspeção, data de validade e mantido sob refrigeração.
Camarão:
Carapaça aderente, odor próprio e sem manchas escuras.
Bacalhau:
Carne e pele firmes, sem umidade e sem apresentar manchas escuras ou avermelhadas
Ovos:
Em embalagens próprias com data de validade e selo de inspeção;
Com casca íntegra, limpa e sem manchas.
Enlatados:
Embalagem íntegra, sem apresentar pontos de ferrugem, não deve estar amassada ou estufada.
Queijo:
Embalado e com o selo de inspeção, validade e fabricante impressos no rótulo;
Queijo fatiado: somente de locais próprios como supermercados e mercadinhos. Devem estar embalados e com a data de validade.