EDNALDO CÍCERO FREITAS Editor-chefe redacao@edcicero.com.br
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, assinou decreto que declara o prédio do antigo Cine Rex, na Praça Pedro II, Centro de Teresina, como de utilidade pública e determina abertura do processo para a desapropriação do imóvel.
Segundo o decreto, publicado na edição de sexta-feira (2) do Diário Oficial do Estado, a desapropriação deve ocorrer por negociação com os herdeiros do proprietário, o médico David Cortelazzi, falecido em 2021, ou por via judicial.

Construído na década de 1930, o prédio abrigou durante décadas o Cine Rex, o primeiro cinema da capital piauiense, que deixou de funcionar no início dos anos 2000. Atualmente, o imóvel está fechado.
No local, o governo do estado pretende instalar uma escola de cinema, além de um cinema. O governador pede urgência no processo, que terá à frente a Procuradoria-Geral do estado e as secretarias da Educação e da Administração.
A desapropriação faz parte de um projeto de preservação e revitalização do equipamento, tombado como patrimônio público.