
A 17ª Procissão das Sanfonas de Teresina será nesta sexta-feira (1º), no centro da capital piauiense. Este ano, o evento celebra os 80 anos de nascimento do cantor e compositor Gonzaguinha, filho do Rei do Baião Luiz Gonzaga, o homenageado principal.
A procissão foi criada para lembrar a morte do maior artista nordestino, ocorrida em 2 de agosto de 1989, em Recife (PE). Em 2025, ela acontecerá na véspera da data de falecimento do cantor e compositor. Juntamente com Gonzagão, outros artistas já foram homenageados pelos organizadores do evento.

Antes da procissão, haverá a bênção das sanfonas pelo padre Antônio Cruz, na Igreja Catedral Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, às 15h. Depois da missa, o cortejo sairá pelo calçadão da Rua Simplício Mendes até o Museu do Piauí, na Praça da Bandeira.
Uma das mais simbólicas manifestações culturais de Teresina, a Procissão das Sanfonas foi considerada como Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí, neste ano. A Lei nº 8.683, de autoria do deputado estadual Francisco Limma (PT), foi sancionada pelo governador em exercício, Severo Eulálio.
O reconhecimento mostra a relevância cultural, histórica e afetiva do evento para o povo piauiense. Criada em 2008, a procissão nasceu do desejo de manter viva a memória do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e foi idealizada pelo professor Wilson Seraine.
Em 2021, o cortejo venceu o Prêmio Profissionais da Música (PPM), na categoria “Som na Rua”,