TERESINA

Prefeitura de Teresina muda tabela de pagamento dos servidores em 2024

O município não fará mais o pagamento do funcionalismo dentro do mês, por causa de queda na arrecadação.

A Prefeitura de Teresina informou nesta segunda-feira (1º) que o pagamento do salário do funcionalismo será feito nos primeiros dias úteis do mês seguinte, em 2024. Com isso, o vencimento de janeiro será depositado na conta do servidor no início de fevereiro, e assim por diante. A data do pagamento será previamente anunciada.

De acordo com o secretário municipal de Finanças, Esdras Avelino, essa prática é a mesma adotada em gestões anteriores da prefeitura. Em 2022 e 2023, o pagamento do funcionalismo municipal ocorreu dentro do mês.

Segundo o secretário de Finanças, Esdras Avelino, essa mudança se deve à uma considerável queda na receita do município de Teresina, principalmente em relação a arrecadação do ICMS, o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços.

Esdras Avelino explicou que a queda de receita se deve à criação de dois novos critérios de repartição do ICMS Educação e Saúde sem a necessária observância da progressividade de índices e coeficientes de participação, como sempre se faz nas alterações tributárias e financeiras de impostos e transferências de receitas entre entes federados.

Segundo o secretário, “passaremos a trabalhar com um déficit mensal de receita de, aproximadamente, R$ 7 milhões, em um cenário em que a arrecadação não acompanha as despesas. Em razão disso, tivemos que estabelecer um programa de redução das despesas para seguirmos honrando os compromissos e assegurar o pleno cumprimento das nossas obrigações”.

 

Deixe uma resposta